Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas
Stanton Carlisle, um pequeno criminoso caído em desgraça, decide integrar uma espécie de “circo dos horrores”. Naquele lugar estranho mas cheio de personagens interessantes, torna-se amigo da vidente Zeena e de Pete, o marido dela. Com eles, Stanton aprende várias técnicas de ilusão e engano que, mais tarde, usará num esquema de corrupção onde se verão envolvidos algumas das personalidades mais importantes da cidade de Nova Iorque.
Um “thriller” negro com realização de Guillermo del Toro ("O Labirinto do Fauno", “ A Forma da Água”), segundo um argumento escrito a quatro mãos com Kim Morgan. A história adapta ao grande ecrã a obra homónima de William Lindsay Gresham (1909-1962) e conta com os actores Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara, Ron Perlman, Mary Steenburgen e David Strathairn.
28 ½
Teresa chega a Lisboa disposta a encontrar emprego e recomeçar a vida. Mas o que encontra é uma cidade gentrificada e saturada de turistas.
Segunda longa-metragem de Adriano Mendes (depois de “O Primeiro Verão”), com produção de Rui Mendes e Abel Ribeiro Chaves, e a participação dos actores Anabela Caetano, Sérgio Assunção, Sérgio Marcelino, Catherine Boyd-Bell, Emanuele Simontacchi e Arlete Candô.
Gagarine
Quando os habitantes do bairro de Gagarine são notificados com uma ordem de despejo, algum tempo antes da demolição de todos os edifícios, Youri, um jovem de 16 anos que sonha ser astronauta, tenta por todos os modos resistir. Com o apoio de Diana e Houssam, os seus melhores amigos, embarca numa missão para salvar o seu lar, que é também a sua nave espacial.
Com assinatura dos franceses Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, esta longa-metragem tem como ponto de partida a curta da sua autoria, realizada em 2015. As filmagens ocorreram em Gagarine, um grande bloco de apartamentos situado em Ivry-sur-Seine (nos subúrbios de Paris), antes da sua demolição, em Agosto de 2019. Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes, conta com as actuações de Alseni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield e Farida Rahouadj.