Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Todos fingimos que somos normais


Gente Ansiosa, uma comédia tocante e profunda do sueco Fredrik Backman, chega a Portugal pela mão da Porto Editora. A história acaba de ser adaptada a uma série da Netflix.

Dono de um sentido de humor excecional, que cativou milhões de leitores em todo o mundo, e criador de personagens tão imperfeitas quanto tocantes – afinal, humanas –, Fredrik Backman surpreende-nos com Gente Ansiosa, uma história sobre pessoas aparentemente idiotas, unidas por uma situação insólita. Ou, se calhar, por várias.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 27 de janeiro.

A verdade é que basta uma única má ideia, no meio da quantidade inacreditável de coisas com que temos de lidar em simultâneo, para que a vida descarrile. «Fingimos que somos normais», dita o autor nesta narrativa assente em desconcertantes avanços e recuos temporais, diálogos nonsense, ilusões de ótica e uma imensa compreensão da falibilidade inerente ao ser humano. Finalista do Goodreads Choice Award em 2020, estamos perante um livro que o fará rir (muito), chorar (em igual dose) e refletir (bastante) sobre a vida que levamos e os sonhos que temos, bem como sobre a importância da empatia.

Sobre o Autor

Fredrik Backman nasceu em 1981, na Suécia, e foi colunista e blogger antes de se aventurar como romancista. Os seus livros são bestsellers mundiais, com grande sucesso junto do público e da crítica, e várias adaptações ao grande e ao pequeno ecrã. Na Porto Editora publicou A minha avó pede desculpa, Britt-Marie esteve aqui e Beartown.