Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

A Breve Vida das Flores


O mais recente livro de Valérie Perrin, uma das autoras mais importantes no atual panorama literário francês, já se encontra à vendas nas livrarias portuguesas pela chancela da Editorial Presença.

A Breve Vida das Flores, um romance íntimo, poético e luminoso, venceu os prémios Maison de la Presse e Prix des Lecteurs, este último atribuído pelos leitores. 

Protagonizado por uma mulher que, contra tudo e contra todos, nunca deixa de acreditar na felicidade, A Breve Vida das Flores apresenta-nos Violette Toussaint, guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. Com uma vida preenchida pelas confidências – comoventes, trágicas ou até cómicas – dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas, tudo muda quando o novo chefe de polícia lhe pede ajuda para deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.

A Breve Vida das Flores, o primeiro romance da autora publicado em Portugal, está já traduzido em mais de 30 línguas e tornou-se o livro mais vendido em Itália no ano da sua publicação.

Sobre a Autora

Romancista e uma das autoras mais importantes no atual panorama literário francês, Valérie Perrin nasceu em 1967 em Remiremont, Vosges. Em 1986, saiu da Borgonha, onde cresceu, para se fixar em Paris. A Breve Vida das Flores, o primeiro romance da autora publicado em Portugal, está já traduzido em mais de 30 línguas, foi distinguido com os prémios Maison de la Presse e Prix des Lecteurs e tornou-se o livro mais vendido em Itália no ano da sua publicação. Valérie Perrin, que foi também fotógrafa de cena e cenógrafa, juntamente com o seu companheiro Claude Lelouch, vive na Normandia.