Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2022

Uma viagem pelos primórdios do Império Britânico


Uma visão emocionante da luta pelo domínio dos mares e da construção de uma nova potência – Inglaterra –, em que Sir Francis Drake e Isabel I de Inglaterra se opunham ao poderio de Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal), numa narrativa emocionante de Laurence Bergreen no livro Em Busca de Um Reino.

O aclamado biógrafo de Magalhães e Colombo revela neste livro as aventuras singulares de Sir Francis Drake, cujo domínio dos mares durante o reinado da rainha Isabel I mudou o curso da História.

Sinopse

Sir Francis Drake, explorador e almirante, ficou conhecido como o pirata mais bem-sucedido e esquivo de sempre, pilhando navios portugueses e espanhóis carregados de ouro e prata do Novo Mundo e acumulando uma vastíssima fortuna, partilhada com a Coroa inglesa. Para Isabel I, Drake tornou real o que se julgara impossível, tendo sido o instrumento perfeito da sua ambição para transformar Inglaterra, uma ilha-estado de terceira categoria, numa potência imperial global. A vida de Drake está repleta de aventuras, e muitas delas tiveram lugar nas costas e nos mares portugueses. Em 1580, a mando de Isabel I e em total segredo, Drake tornou-se o primeiro comandante a circum-navegar o globo (Magalhães morreu antes de completar a sua viagem). Quase dez anos depois, promovido a vice-almirante da frota inglesa, Drake derrotou a Armada Invencível, a gigantesca frota espanhola reunida em Lisboa para invadir Inglaterra, humilhando o rei Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal) e impulsionando a ascensão de um novo império. Em Busca de Um Reino combina num relato histórico a crónica de jogadas arriscadas e paixões arrebatadoras, abrindo uma janela narrativa sobre o momento crucial do alvor do Império Britânico.

Sobre o Autor

Laurence Bergreen é um historiador e biógrafo norte-americano. Bergreen escreveu para várias publicações, como The New York Times, Los Angeles Times, The Wall Street Journal, Chicago Tribune, Newsweek e Esquire. Foi professor na New School for Social Research. Membro do PEN America, The Explorers Club, Authors Guild e Board of Trustees of the New York Society Library, é autor da Fernão de Magalhães – Para Além do Fim do Mundo, anteriormente publicado pela Bertrand. Vive em Nova Iorque.