Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Agosto na grande onda do Museu FC Porto



Quatro momentos expositivos temporários além da experiência multipremiada do Tour FC Porto (Museu + Estádio), Rota do Dragão com Joel Cleto na Baixa histórica do Porto e toda a magia de Quaresma revisitada na primeira pessoa.

O verão faz-se de muito amor à história do clube e da cidade no Museu Futebol Clube Porto. Em agosto, quatro eventos expositivos temporários cruzam-se com a experiência Tour FC Porto (Museu + Estádio), multipremiada e uma das atrações mais procuradas no Porto, mas também há dragões e muitas memórias para desvendar fora de portas, na companhia do historiador Joel Cleto, em mais um passeio cultural da Rota do Dragão de 2024. A magia de Ricardo Quaresma e um conto muito especial para os mais novos fazem parte, igualmente, da agenda do mês, diversificada e para todas as idades!

A caminho dos 131 anos de vida, o FC Porto tem um passado que toca em três séculos e permite ao Museu explorar diferentes abordagens à memória do clube. Por isso, as exposições temporárias são mais do que eventos circunstanciais na programação, constituindo, na verdade, oportunidades exclusivas de observar a história e, ao mesmo tempo, complementar todo o conhecimento acumulado no Tour FC Porto. Assim, de 1 a 31 de agosto, as mostras Objeto do Mês: Bilhetes da Sala Museu Afonso Pinto de Magalhães (Hall do Museu), Objeto do Mês: Ano 2023 (Sala Multiusos) e Porto Penta (circuito da exposição permanente) destacam-se como pontos de contacto direto e imperdíveis com a vida e vários protagonistas portistas ao longo dos tempos.   

Na cidade, Joel Cleto comprova que os ‘Dragões soltam fogo azul e branco na Baixa’ logo no dia 3 e na segunda visita da edição deste ano da Rota do Dragão. Percorrendo o centro histórico do Porto, este passeio pedonal enriquece o saber com o bom sabor dos factos, curiosidades e outros detalhes surpreendentes partilhados por Joel Cleto, o anfitrião habitual deste evento de referência do Museu, também já premiado e sempre muito procurado pelo público – e não é demais aconselhar a compra antecipada de bilhetes para o evento e a respetiva inscrição, até porque o grupo de participantes por visita está sujeito a regras de lotação.  

A fechar a programação de agosto, o auditório do Museu recebe Universo Porto – Entrevista: Quaresma (dia 17). Nesta projeção em formato de grande ecrã, Rui Cerqueira visita o passado e a relação do fantástico futebolista que se imortalizou no imaginário do FC Porto como ‘Harry Potter’ ou ‘Mustang’ e participou em conquistas como o segundo título de campeão mundial de futebol conquistado pelo clube. Depois, com outros momentos de encantar, Rui Ramos regressa ao Museu com a sessão de Histórias com Magia para Dragõezinhos – Na Ilha do Dragão (dia 31), perfeita para toda a família.

Agosto convida ainda a visitar a exposição temporária Resende 40/50, Desenhos do Lugar do Desenho (dias 1 a 31). A decorrer no Espaço João Espregueira Mendes e com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, esta é uma oportunidade única para contemplar, num percurso por duas décadas, obras do início da carreira de Júlio Resende, autor referencial no contexto artístico português e também do FC Porto, através do Mural dos Fundadores, painel de azulejos que concebeu propositadamente para o Estádio do Dragão, em 2003.