O mundo pode ser um sítio melhor se tivermos empatia, e O Restaurante dos Pedidos Trocados, de Shiro Oguni, exemplifica na perfeição esta ideia. Editado pela Pergaminho e com data de chegada às livrarias a 26 de setembro, esta obra conta a história real do realizador Shiro Oguni que decidiu criar um restaurante, em Tóquio, onde todas as pessoas que servem à mesa sofrem de algum tipo de demência.
O resultado é um espaço onde há muitos enganos e trocas, mas também muitas gargalhadas e, sobretudo, segundas oportunidades. Shiro Oguni e todos os que visitam o restaurante demonstram uma incrível empatia e promovem a inclusão de todos aqueles que, em algum momento, viram a velhice ou a doença, limitar as suas faculdades mentais.
Ao longo destas páginas, conhecemos as histórias de alguns destes empregados e percebemos que a doença de Alzheimer ou a demência não tem de interromper a vida. Apenas a transforma.
Um livro que traz esperança aos doentes, às suas famílias e à sociedade, oferecendo um possível caminho para este problema que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo que promove uma perspetiva diferente sobre este tipo de doenças, desafiando estigmas e promovendo a aceitação e a compreensão.
Nas livrarias a partir de 26 de setembro.
Sobre o Autor
Shiro Oguni é realizador televisivo e fundador do projeto «O Restaurante dos Pedidos Trocados».