Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2025

Faltam quatro dias para o FNAC Live



A contagem decrescente para o FNAC Live começou. O festival regressa aos jardins da Torre de Belém, a 7 de junho, para a sua 13.ª edição com um cartaz diversificado e que representa o melhor da música portuguesa. Ana Moura, Lena D’Água, Dino d’Santiago e Capitão Fausto sobem ao palco principal deste festival totalmente gratuito, pensado para todas as idades e famílias, com o rio Tejo como cenário de fundo. Além dos consagrados artistas, o FNAC Live dá também espaço à nova geração, com o palco Novos Talentos FNAC (NTF) a receber os Samalandra, vencedores dos NTF’24, os Marquise, menção honrosa nos NTF’24, e as bandas Miss Universo e Mars County, que representam o futuro da música nacional.
 
“O FNAC Live é o único festival gratuito em Lisboa a juntar num só dia oito bandas e convida a passar um dia diferente na cidade, num dos locais mais emblemáticos da nossa capital. Pessoas de todas as idades podem juntar-se e desfrutar de concertos imperdíveis num ambiente descontraído", afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal. “Estamos muito orgulhosos por organizar mais uma edição deste festival, que materializa a missão da FNAC de democratizar o acesso à cultura e dar oportunidade a novos artistas de terem um palco para mostrar o seu talento", realça.
 
As atuações no festival alternam entre o palco principal e o palco NTF. No palco principal, os concertos iniciam com Ana Moura e o seu estilo único contemporâneo sem fronteiras, que tem conquistado o público nacional e internacional. Segue-se Dino d'Santiago e a sua contagiante mistura de ritmos cabo-verdianos com a música urbana e eletrónica. A programação prossegue com Lena D’Água, que há mais de quatro décadas permanece como figura incontornável no panorama musical português, seguindo-se Capitão Fausto, uma das bandas mais influentes desta nova geração de artistas, conhecidos pela sonoridade indie rock e pop. Para encerrar a noite, os FogoFogo apresentam Rádio Mosquito em formato DJ set, garantindo que a festa se prolonga com uma atuação onde a tradição se cruza com a modernidade, sempre com um espírito de comunhão e alegria, convidando todos a dançar e celebrar o momento.

A atividade no palco NTF arranca às 15h00 com a entrega de prémios do Concurso Novos Talentos FNAC 2025, que será conduzida por Fernando Alvim. A FNAC e a Repsol vão oferecer um total de 60 mil euros, aos quais se juntarão outros prémios oferecidos por marcas parceiras, adaptados às seis áreas a concurso: cinema, escrita, música, fotografia, ilustração e videojogos. O vencedor de cada categoria recebe 5.000€ e cada menção honrosa, duas por categoria, recebe 2.500€.
 
Depois da entrega de prémios do concurso NTF, os concertos neste palco, que têm o propósito de apoiar e promover os talentos emergentes, começam com Samalandra e o seu som experimental de jazztrónica. Seguem-se os Marquise, quarteto nascido no Porto com uma clara influência do rock alternativo dos anos 90. O trio lisboeta Mars County é a terceira banda a subir ao palco NTF com o seu rock psicadélico e, por fim, Miss Universo encerra a programação com os temas do seu disco de estreia "Manifesto do Jovem Moderno".
 
Para complementar a experiência musical, no recinto estará disponível uma diversificada oferta de foodtrucks, desde pokes a comida libanesa, hot dogs, pregos, bifanas, hambúrgueres, pizzas, comida mexicana, açaí e waffles. Para animar o ambiente entre concertos, a animação do relvado ficará a cargo do Chapitô, com as suas intervenções que prometem surpreender os visitantes em vários pontos do festival.
 
À semelhança da edição do ano passado, a Repsol, enquanto patrocinadora oficial, volta a oferecer soluções energéticas para diminuir as emissões de CO2 do evento. Os geradores serão alimentados por combustíveis 100% renováveis e haverá pontos de carregamento de telemóveis alimentados a energia solar.
 
Para aqueles que não conseguirem assistir ao vivo, podem seguir a emissão da Antena 3 ou do V+TVI, que vão acompanhar os vários concertos de forma que todos tirem o melhor proveito deste dia único.
 
O festival conta com a coorganização da Câmara Municipal de Lisboa, que possibilita que um dos espaços mais bonitos da capital se transforme num palco cultural acessível a todos. Tem a Repsol como patrocinadora oficial e conta com os apoios da Caixa Geral de Depósitos, Meo, Dolce Gusto Neo, HP, Disney e Tetley.