Eleito um dos melhores livros de 2023 pela revista TIME e pelos jornais britânicos The Guardian e The Times, o livro que marca o regresso de Teju Cole ao romance, depois da sua magnífica estreia com Cidade Aberta e Todos os Dias são Bons para Roubar, chega às livrarias nacionais a 17 de julho, com tradução de Helder Moura Pereira. Estremecimento é uma obra surpreendente e profunda que põe todos os nossos sentidos em alerta.
Através dos olhos e ouvidos de Tunde, um afroamericano que trabalha como professor de fotografia num campus de renome em Nova Inglaterra, Teju Cole constrói uma narrativa que convoca literatura, música, raça e história ao examinar a passagem do tempo – e a forma como o marcamos. Um fim de semana tranquilo dedicado a comprar antiguidades transforma-se na memória de atrocidades coloniais que ocorreram naquela terra pacata. Um passeio ao anoitecer é interrompido por racismo causal. Um casamento amoroso é dilacerado por tensões misteriosas. E uma notável cascata de vozes fala de uma metrópole pulsante. Histórias que compõem uma rotina de aparente tranquilidade, que esconde uma mente sobressaltada.
Estremecimento é um ajuste de contas com a sobrevivência humana – mas também um testemunho da possibilidade de alegria. E confirma Teju Cole como farol da literatura contemporânea norte-americana.
Sobre o Autor
Teju Cole nasceu nos EUA em 1975 e cresceu em Lagos, na Nigéria. Escritor e fotógrafo, foi distinguido com os prémios PEN/Hemingway, Internationaler Literaturpreis, Windham-Campbell, entre outros. É membro da Academia Americana de Artes e Ciências e professor de escrita criativa em Harvard.