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sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Novo estudo da eDreams revela como os portugueses preservam as memórias das suas viagens



A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa, divulgou um novo estudo que revela que os portugueses são verdadeiros colecionadores de memórias de viagem: não se limitam a viajar, gostam de trazer de volta consigo uma recordação tangível das experiências.

De facto, 3 em cada 4 portugueses (75%) afirmam trazer algo das férias para recordar o destino e a experiência vivida.

Entre as práticas mais comuns, destacam-se a compra de souvenirs temáticos ou merchandising local, como t-shirts, porta-chaves ou ímanes (62%); a criação dos seus próprios souvenirs, como álbuns fotográficos ou diários de viagem (51%); a aquisição de objetos físicos com valor cultural, como jóias, bonecas, artesanato, etc. (35%); e até produtos alimentares e/ou bebidas típicos, como vinho, especiarias ou snacks (30%). Finalmente, há ainda quem goste de regressar com coisas mais peculiares, como artigos de higiene do hotel, areia ou pedras (24%).

Assim, trazer recordações parece ser algo enraizado nos hábitos dos viajantes portugueses: a maior parte afirma fazê-lo em todas as viagens (39%), outros com frequência (31%) e outros só às vezes (25%). São muito poucos os que raramente ou nunca trazem recordações (5%) – e, de facto, Portugal destaca-se no estudo global por estar bastante acima da média de pessoas que trazem sempre memórias das viagens (39% no nosso país vs 27% a nível global).

Já no momento da compra, as decisões são sobretudo guiadas por interesses e gostos pessoais (60%), embora uma parte significativa dos portugueses assuma comprar por impulso (29%), por recomendação de um guia local (15%) ou por influência das redes sociais (13%). Uma vez mais, neste ponto diferimos da média global do estudo, onde a compra por impulso é mais comum (43%) e seguir os gostos pessoais menos prevalente (47%) – o que mostra que os portugueses podem até comprar mais, mas também são mais seletivos e ponderados nas suas escolhas.

Comprar souvenirs: uma prática cultural e relacional
Fazer comprar durante as viagens pode mesmo marcar o início de um novo hábito: 39% dos portugueses já começou uma coleção motivada por algo que encontrou durante uma viagem.
Por outro lado, o ato de colecionar artigos não é apenas pessoal – é também relacional. Ao regressar, a maioria partilha os seus achados com pessoas próximas: 72% com a família, 55% com amigos e 40% com a cara-metade. Outros revêm sozinhos o que trouxeram (26%), e há ainda quem partilhe nas redes sociais com os seus seguidores (12%).

Finalmente, a eDreams descobriu que o principal motivo para os portugueses colecionarem recordações de viagem é essencialmente recordar o destino e a experiência vivida (75%). Seguem-se razões mais emocionais, como o valor simbólico ou cultural dos objetivos (47%) e, em menor escala, fazer crescer as coleções pessoais (18%) ou o facto de poderem ser itens exclusivos ou difíceis de encontrar (12%).
Em suma, ficou claro que para a maioria dos portugueses as recordações físicas continuam a ser uma parte essencial da experiência de viajar. Independentemente da forma como guardam as suas memórias, outra coisa é certa: a eDreams continua a ser a melhor opção para planearem e reservarem viagens inesquecíveis!