Tendo como ponto de partida a distopia de Aldous Huxley escrita há cem anos, o comentador da SIC procura "identificar o turbilhão em que vivemos e dar-lhe algum sentido".
O mundo está a mudar a uma velocidade vertiginosa. Todos os dias somos confrontados com o que julgávamos não poder acontecer, a cada momento as nossas certezas são testadas. Guerras sangrentas, matanças cruéis, fronteiras imemoriais desabadas, nações arruinadas, sociedades desnorteadas, instituições disfuncionais, famílias e povos estilhaçados, passaram a fazer parte do nosso quotidiano. "Até dentro de portas" notamos as transformações profundas.
"Este livro procura investigar algumas tendências geopolíticas, relacionando os lugares físicos da Terra em que se localizam fenómenos específicos de organização social e formas de poder. Cabem aqui as transformações da presidência americana ou as guerras na Europa, Médio Oriente e África, entre muitos outros elementos de transição brusca ou controlada. Em 2025, as guerras que nos apoquentam não parecem enfraquecer. Em Portugal, e no universo exterior, tivemos de tudo, excepto, no nosso caso, para o mal e para o bem, a ruptura total."
Sobre o Autor
Nuno Rogeiro é analista, conferencista e estudioso dos assuntos globais e militares. Autor de vários livros "bestsellers", ocupa um lugar destacado na comunicação social, sendo um rosto muito conhecido da televisão portuguesa. Colabora actualmente com a SIC, onde mantém os programas Jogos de Poder e Leste/Oeste. Influente em círculos europeus e internacionais, está ligado ao Wilton Park, ao Salzburg Global Seminar e ao International Institute of Counter-Terrorism de Herzelyah. Em 2016, foi distinguido pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.