Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2025

«O Canto dos Corações Rebeldes»: uma história de devoção, traição, esperança e, acima de tudo, amor



Numa Índia suspensa entre a modernidade e o obscurantismo, duas mulheres corajosas e rebeldes enfrentam as consequências da liberdade e das escolhas que fazem. Com uma narrativa poderosa, de devoção, traição, esperança e, acima de tudo, amor, O Canto dos Corações Rebeldes chega às livrarias portuguesas a 2 de outubro.

O livro, um bestseller internacional escrito por Thrity Umrigar – que nasceu em Bombaim, na Índia, e aos 21 anos partiu para os Estados Unidos, onde vive até hoje –, conta ao leitor a história de Smita, uma mulher que deixou a Índia com a família quando tinha 14 anos e que prometeu a si própria nunca mais voltar. Porém, anos mais tarde, é forçada a cobrir uma história em Mumbai para o jornal onde trabalha.

No regresso ao país que deixou na adolescência, Smita conhece Meena, uma jovem que foi vítima de violência por parte dos irmãos e da rejeição dos vizinhos após descobrirem que se casou com um homem de uma religião diferente.

São duas histórias que se entrelaçam, num livro dividido em quatro partes e que, embora seja uma obra de ficção, tem como uma das fontes de inspiração os artigos escritos pela jornalista Ellen Barry para o New York Times sobre as condições de opressão em que as mulheres vivem em partes rurais da Índia. O respeito e a admiração de Thrity Umrigar pelas mulheres que se rebelaram contra os «velhos costumes» deram origem a Meena, uma das protagonistas.

Adorado pelos leitores e pela crítica, O Canto dos Corações Rebeldes é um romance que, segundo a autora, levanta a questão sobre se é ou não possível amar um país quando se tem vergonha das políticas que aí vigoram. A obra, que já conquistou milhões de leitores em todo o mundo, recebeu elogios de Reese Witherspoon e Salman Rushdie, que Umrigar descreve como um dos seus «irmãos literários».

Nomeado para Goodread Choice Awards como o Romance Favorito dos Leitores e com tradução de Fernanda Oliveira, O Canto dos Corações Rebeldes chega às livrarias a 2 de outubro.

Sobre a Autora

Jornalista e escritora, Thrity Umrigar é uma autora bestseller premiada, elogiada pela crítica e pelos leitores, com mais de dez romances publicados. Ao longo de uma carreira de quase duas décadas, tem colaborado com publicações como o New York Times e o Washington Post. Doutorada em Literatura Inglesa, leciona Escrita Criativa e Literatura na Case Western Reserve University. Um dos seus últimos romances, O Cantos dos Corações Selvagens, tornou-se um bestseller internacional, estando publicado em mais de dez países. A autora vive em Cleveland, nos Estados Unidos.