Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Um manual com as ferramentas para «Aprender depressa e bem» em qualquer área



A época é de regresso às aulas, mas este livro pretende ajudar a aprendizagem de muito mais do que as matérias da escola. Aumentar a concentração, ultrapassar bloqueios, melhorar a intuição e a capacidade da memória são algumas das propostas do livro Aprender depressa e bem. Os autores, Barbara Oakley e Olav Schewe, criaram um manual muito completo com técnicas para melhorar a habilidade para aprender, seja qual for a matéria, e permitir tirar o melhor partido do cérebro. Aprender depressa e bem chega às livrarias no dia 4 de setembro, com chancela da Contraponto.

«Talvez pense “sou péssimo com números” ou “não consigo aprender línguas”, ou “não consigo falar em frente de multidões”, quando a realidade é que simplesmente não aprendeu ainda a fazer essas coisas», escrevem os autores na introdução do livro. Tendo como base a neurociência e a psicologia cognitiva, os autores criaram com este livro um manual que ajudará a estudar e aprender de forma mais eficaz e, logo, com melhores resultados. Conta com esquemas, ilustrações e quadros para completar a informação.

Desengane-se quem achar que este livro é um resumo das capacidades e experiências pessoais bem-sucedidas dos autores. Barbara Oakley e Olav Schewe não eram propriamente alunos brilhantes, mas descobriram técnicas de estudo e aprendizagem que lhes permitiram tornar-se os melhores. Agora partilham-nas neste livro, indicado para estudantes, profissionais em áreas intelectuais ou que exigem multitasking e, claro, curiosos e interessados em melhorar as suas capacidades cognitivas.

Sobre os Autores

Barbara Oakley é doutorada em Engenharia de Sistemas e professora da Universidade de Oakland, nos EUA. Olav Schewe é fundador e CEO da Educas, uma startup de tecnologia educacional sediada em Oslo dedicada ao desenvolvimento de soluções para ajudar os estudantes a aprender a aprender. É igualmente consultor especial da Kahoot, uma das maiores empresas de tecnologias educacionais do mundo, que conta com mais de mil milhões de utilizadores.