Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estreias de cinema de 7 de Maio de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


A Humilhação

Actor de teatro de renome, Simon Axler vê-se subitamente à beira do abismo. Depois de um incidente ao interpretar "Macbeth", as críticas são de tal modo negativas que o tornam incapaz de regressar aos palcos. O seu medo é tão desmesurado que ele deixa de ser capaz de representar e entrega-se a uma grande depressão que o faz pensar em suicídio e lhe destrói o casamento. É então que opta por internar-se numa clínica psiquiátrica, onde espera poder resolver os seus problemas. Ali vai conhecer Sybil, uma paciente de quem se torna amiga e que lhe mostra a vacuidade dos seus próprios problemas. Quando, após um mês internado, Axler tem alta, conhece Pegeen, uma jovem mulher que saiu recentemente de uma relação lésbica e com quem acaba por ter uma aventura que o faz despertar de novo para a vida.
Com realização de Barry Levinson ("Sentimento de Revolta", "Manobras na Casa Branca", "A Esfera") e interpretação de Al Pacino, Greta Gerwig e Nina Arianda, um filme dramático sobre as crises de identidade, que adapta a obra homónima escrita, em 2009, por Philip Roth.


Os Últimos Cavaleiros

Bartok é um nobre caído em desgraça. Decidido a lutar contra o poder de um governador tirano que tem o reino sob o seu domínio, junta um grupo de leais cavaleiros que o apoiam. Quando é cruelmente assassinado, os seus discípulos juram vingar a sua morte e devolver a honra ao seu senhor. Entre eles está Raiden, um homem corajoso e dedicado que lhe jurou fidelidade e que está disposto a sacrificar a sua própria vida em troca dos ideais em que acredita…
Com realização do japonês Kazuaki Kiriya ("Casshern", "Goemon"), um filme épico sobre lealdade e coragem que conta com a participação dos actores Clive Owen, Morgan Freeman, Aksel Hennie, Shohreh Aghdashloo e Dan Brown, entre outros. 


Nos Jardins do Rei

França, século XVII. Luís XIV, o Rei Sol, contrata o famoso arquitecto paisagista André Le Nôtre para criar um projecto para um novo espaço nos jardins do Palácio de Versalhes. Para o ajudar, Le Nôtre emprega Sabine de Barra, uma mulher à frente do seu tempo, reconhecida pela visão fora do comum. Com ideias muito diferentes sobre estética de jardinagem, a relação entre ambos revela-se algo difícil e conflituosa. Contudo, à medida que se conhecem melhor, as desavenças iniciais convertem-se em admiração mútua e a relação profissional entre ambos altera-se para algo mais íntimo. Mas tudo ameaça ruir quando boatos sobre uma relação secreta entre eles chegam aos ouvidos da vingativa mulher de Le Nôtre…
Com realização do actor Alan Rickman (que também é co-autor do argumento e dá vida à personagem de Luís XIV), um filme de época que conta ainda com a participação dos actores Matthias Schoenaerts, Kate Winslet, Stanley Tucci ou Helen McCrory, entre outros.