Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

De Festa em Festa nas Festas de Lisboa'15 - 1000 bandeiras impressas com 1000 caras


No âmbito do projecto “Andar em Festa”, inserido nas Festas de Lisboa’15, cerca de 1000 bandeirinhas impressas com a cara de 1000 pessoas serão colocadas na Escadaria de acesso ao Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, de 9 a 14 de Junho. A instalação chama-se “De Festa em Festa” e é produzida pela S.P.O.T.

O projecto Andar em Festa, das Festas de Lisboa, desenvolve projectos artísticos para o espaço público. Este ano, a EGEAC lançou o desafio para ideias de projectos em 4 escadarias da cidade. Das dezenas ideias que se candidataram De Festa em Festa foi um dos 4 projectos seleccionados. 

O projecto “De Festa em Festa” nasceu em Junho de 2009, no Porto, com o intuito de celebrar as festas de S. João. Este projecto é acima de tudo uma experiência comunitária que tem como objectivo sublinhar a importância da identidade e da relação de uma determinada comunidade com um determinado espaço e com uma festa especifica.


Para este projecto a comunicação com a população foi sendo feita, diariamente, ao longo de 3 meses. O objectivo principal passa por representar toda uma comunidade que vive e trabalha no espaço envolvente ao Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos e que de alguma forma criou uma relação com esse espaço. Cada bandeirinha representa um habitante, um costume, uma instituição ou um símbolo característico. 

Várias entidades, que se encontram localizadas nesta parte da cidade, foram contactadas para fazer parte do projecto e participar activamente na angariação de imagens. Desde a Cruz Vermelha, até à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa passando pelo Grupo de Marchas da Madragoa, pela Escola de Dança Iarte, por várias colectividades da zona de Santos e pela Colectividade Artística ME108. Também o comércio tradicional e os vários restaurantes e cafés da zona foram contactados com especial nota para o quiosque da Rocha “ Os Primos” que ajudou a fazer a ponte com os trabalhadores da zona portuária. Por fim os frequentadores habituais do jardim como também os vários turistas que visitam o Museu Nacional de Arte Antiga foram fotografados e fazem parte da instalação.

“De Festa em Festa”  poderá ser implementada em qualquer cidade, vila e aldeia do país desde que seja tido em conta um determinado território e a sua ligação a uma determinada comunidade

O projecto “De Festa em Festa”, inserido nas Festas de Lisboa’15, é uma iniciativa da Sociedade Portuense, Outras Tendências Lda (S.P.O.T) em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, através da EGEAC. 

Segue o link do site das Festas de Lisboa onde poderão encontrar mais informação sobre o projecto “De Festa em Festa”.