Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

"Kilimanjaro" no TNDM II


Entre 18 e 28 de Junho, na Sala Garrett, o TNDM II apresenta, numa co-produção com a Companhia de Teatro de Almada, KILIMANJARO, a partir de uma das mais célebres obras de Ernest Hemingway.

Rodrigo Francisco assina a dramaturgia e encenação deste espectáculo inspirado no conto de Hemingway. Harry Morgan, um alter-ego do autor, está à beira da morte em África, na companhia da sua esposa, Helen. No tempo que lhe resta, recorda episódios da sua vida e reflecte sobre como desperdiçou o seu talento. 

Em Kilimanjaro, o conto de Hemingway serve de centro de gravidade a uma dramaturgia que imagina o percurso de Harry através de um conjunto de outros contos e cartas do escritor norte-americano – da adolescência à idade adulta, entre histórias de camaradagem, romances falhados e guerras. África, Estados Unidos, Itália e Espanha são os locais percorridos na peça, numa busca existencial por um sentido que teima em escapar. Uma procura que lembra a do leopardo cuja carcaça foi encontrada, seca e gelada, no topo da mais alta montanha de África — aquele que Hemingway utilizou como epígrafe no conto que dá nome a este espectáculo. Até hoje, continua por explicar o que o animal procurava a tal altitude.