O novo Safety Car do DTM - o Mercedes-AMG GT S, celebrou a sua estreia no DTM na segunda prova realizada este ano na pista EuroSpeedway Lausitz (29 a 31 de Maio de 2015). O novo desportivo da Mercedes-Benz irá ajudar a manter a segurança em pista no campeonato de veículos de turismo mais famoso do mundo. Tecnicamente, este potente veículo desportivo é o mesmo que o veículo de produção – tal como o seu parceiro da FIA Formula 1 World Championship™, o Safety Car da F1.
O Mercedes-AMG GT S deslumbrou o mundo desde o seu lançamento no mercado em Março de 2015. A segunda prova do DTM que decorreu na pista EuroSpeedway Lausitz no final de maio testemunhou a estreia do Mercedes-AMG GT S como o Safety Car oficial. Como procedimento habitual no DTM, os três fabricantes trocam regularmente os seus Safety Cars, significando que o GT S também irá entrar em acção na quarta prova em Zandvoort, Holanda (10 a 12 de Julho) e na prova final em Hockenheim (16 a 18 de Outubro).
Ao volante do Safety Car estará o piloto Jürgen Kastenholz que irá entrar em pista sempre que ocorrerem situações de perigo, condições climatéricas adversas ou quando outros acidentes tornam necessária a entrada do Safety Car em pista. O objectivo consiste em obter a segurança máxima para os condutores, espectadores e comissários de prova. Após receber uma mensagem através de rádio dos organizadores da prova, o Safety Car entra em pista à frente do primeiro classificado da prova, e lidera os veículos da corrida ao longo da pista até ser retomado o curso normal da prova.
Os veículos desportivos AMG também são utilizados como Safety Car na Fórmula 1® .
O Mercedes-AMG GT S substitui o Safety Car anterior, o C 63 AMG Coupé Black Series, que foi utilizado no DTM entre 2012 e 2014. Sendo o segundo veículo desportivo desenvolvido independentemente pela Mercedes-AMG, o GT S possui uma configuração virtualmente idêntica ao do Safety Car Oficial em todas as 19 provas da temporada de Formula 1® de 2015.