Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Novo Mercedes-AMG A 45 4MATIC


Seguindo uma actualização abrangente, o Mercedes-AMG A 45 4MATIC abre uma nova dimensão na dinâmica dos veículos compactos. Com uma potência de 280 kW (381 CV) e um binário de 475 Nm, o modelo de entrada da Mercedes-AMG é o modelo desportivo compacto mais potente do segmento. As alterações nas relações de transmissão, as aplicações aerodinâmicas e os novos modos da transmissão do DYNAMIC SELECT elevam a performance geral, salientando as pretensões de liderança neste segmento de mercado. Este compacto acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos, sendo 0,4 segundos mais rápido do que o seu antecessor. Também é assegurada a tracção máxima em curvas apertadas pelo sistema de tracção integral de série e pelo diferencial do eixo dianteiro opcional, disponível pela primeira vez neste modelo. Ao mesmo tempo, o seu consumo de combustível foi mantido. Nenhum outro modelo de elevadas prestações deste segmento consegue igualar o seu nível de consumo de combustível NEDC de 6,9 litros/100 km (correspondendo a 162 g/km de CO2). 
Em 2013, o A 45 AMG excedeu todas as expectativas tendo atingido rapidamente o topo no seu segmento de mercado. A experiência de condução desportiva, aliada ao design apelativo, impressionou desde cedo os clientes que pretendem dinamismo e exclusividade, e ganhou novos clientes para a marca de veículos desportivos. 
Alterações na caixa de velocidades, suspensão, electrónica, design e equipamentos, tornaram este modelo compacto num veículo completamente novo, com uma potência de 280 kW (381 CV) e 475 Nm de binário máximo, com dimensões próximas de veículos de segmentos superiores e incomparáveis com qualquer outra marca concorrente. O A 45 AMG acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos, isto significa que é 0,4 segundos mais rápido do que o seu antecessor. 

Baixo consumo de combustível, ao nível do modelo antecessor
Nenhum outro modelo de elevadas prestações deste segmento consegue igualar o seu nível de consumo de combustível NEDC de 6,9 litros/100 km (correspondendo a 162 g/km de CO2). O motor ágil de quatro cilindros combina a sua potência e eficiência para oferecer prestações de topo no seu segmento: a potência específica de 141 kW (191 CV) por litro é um record num motor de quatro cilindros de produção em série. 
Os engenheiros de desenvolvimento dos motores AMG conceberam um motor com este nível de potência através de uma nova configuração do sistema de válvulas. Adicionalmente, os processos de combustão foram optimizados através da reconfiguração do ponto de ignição e da sobrealimentação. A pressão de sobrealimentação máxima continua a ser 1.8 bar.
Em estrada, o motor AMG de 2.0 litros impressiona com respostas extremamente rápidas às solicitações no pedal do acelerador, com um elevado binário e uma enorme flexibilidade. O sistema de escape está equipado de série com uma borboleta de escape controlada automaticamente. O apelo emocional da sonoridade do motor pode ser controlada dependendo do modo de condução, com um simples pressionar de um botão. 

Os novos modos de condução AMG do sistema DYNAMIC SELECT
Já conhecidos dos modelos desportivos Mercedes-AMG GT e do modelo topo de gama do Classe C, o Mercedes-AMG C 63, os modos de condução "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual", do sistema DYNAMIC SELECT, permitem agora ao condutor do Mercedes-AMG A 45 definir as características de comportamento de acordo com as preferências pessoais ou as situações de condução. 
O modo de condução "Comfort" permite uma condução tranquila com um funcionamento particularmente suave do motor e passagens de caixa igualmente suaves. A função "sailing" instalada pela primeira vez juntamente com o sistema ECO start/stop ajudam a economizar combustível. O modo "Sport" salienta o dinamismo e o prazer de condução, com uma configuração desportiva do motor e da caixa de velocidades. O som do motor sobrealimentado torna-se mais vigoroso. No modo "Sport +", a caixa de velocidades responde de forma ainda mais rápida às variações de carga dinâmica. A estratégia de engrenamento da caixa de velocidades é idealmente modificada para corresponder a um estilo de condução extremamente desportivo – incluindo tempos de passagem de caixa extremamente curtos, operação da dupla embraiagem emotiva e resposta mais rápida à solicitação no pedal do acelerador. Além dos modos pré-configurados, o modo de condução "Individual" possibilita a configuração dos parâmetros individuais do motor, modo da transmissão e ESP® de 3 fases.


Novidade: O pack AMG DYNAMIC PLUS como equipamento opcional
Uma novidade para o Mercedes-AMG A 45, o pack AMG DYNAMIC PLUS intensifica a dinâmica do veículo. Mostra claramente a influência de vários sucessos no desporto automóvel alcançados pela Mercedes-AMG no desenvolvimento de veículos de estrada. Um componente principal, o recém-desenvolvido bloqueio mecânico do diferencial do eixo dianteiro, que melhora significativamente a tracção em condução desportiva. As principais vantagens tornam-se evidentes durante uma aceleração rápida na saída de uma curva, onde o bloqueio do diferencial permite uma aderência máxima e uma elevada aceleração lateral. Adicionalmente, o A 45 estabiliza de forma mais efectiva durante variações de carga e em elevadas velocidades.
O pack AMG DYNAMIC PLUS também inclui a suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL: o ajuste dos amortecedores adaptativos de dois estágios é uma das suas novas características. O sistema opera de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estradas. O condutor também tem a possibilidade de pré-seleccionar as características de amortecimento básico em dois estágios, de acordo com as suas preferências. A suspensão desportiva RIDE CONTROL também está disponível como equipamento opcional. A direcção assistida desportiva progressiva do A 45 suporta fundamentalmente um estilo de condução desportiva com as suas características de elevada precisão e de direcção directa. Igualmente, possui duas configurações de características diferentes: dependendo da configuração de amortecimento seleccionada, a direcção adopta um modo de funcionamento rígido, desportivo ou mais confortável. 
O quinto modo de condução "Race" do sistema DYNAMIC SELECT está incluído no pack AMG DYNAMIC PLUS e no sistema de controlo da suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL, permitindo ao Mercedes-AMG A 45 uma configuração apropriada para realizar voltas rápidas em pista. 

Caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT DCT
A caixa de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT é outro factor dominante no carácter ágil e dinâmico da transferência de potência. Graças às novas relações de transmissão, mais curtas, da 3ª à 7ª velocidade, o condutor sente uma aceleração ainda mais dinâmica em todas as velocidades. 

Excelente tracção e maior prazer de condução
O sistema de tracção integral AMG Performance 4MATIC combina a melhor tracção possível com um prazer de condução excepcional. Para corresponder aos requisitos de comportamento dinâmico, o Mercedes-AMG A 45 possui uma distribuição de binário contínuo. O funcionamento do sistema varia, desde tracção puramente dianteira até uma distribuição de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. No Classe A, esta variação adequada a cada situação de condução, resulta numa óptima medida de dinamismo, eficiência e tração. 

Design e aerodinâmica: Maior estabilidade e dinamismo 
As influências do desporto automóvel são imediatamente visíveis no novo A 45: o design AMG musculado com novas características, acentuam de forma imponente o design dinâmico do Classe A. O spoiler dianteiro confere um visual ainda mais desportivo. A inconfundível asa A tridimensional, também funciona como um deflector de ar para as três entradas de ar de arrefecimento, com estilo exclusivo AMG. Os novos faróis LED High Performance, com "faixas superiores" que funcionam como luzes diurnas, estão incluídos como equipamento de série. O A 45 também evidencia claras influências do desporto automóvel na traseira: o para-choques traseiro com quatro estabilizadores verticais e um deflectir atraente do spoiler no difusor confere um visual atractivo. 
Contudo, além do design, os engenheiros da AMG aperfeiçoaram também a aerodinâmica do A 45. Para a obtenção de um veículo desportivo é importante atingir uma estabilidade de funcionamento perfeita assim como a maior força descendente possível. No A 45, a nova combinação de um deflector debaixo do repartidor dianteiro, um para-choques traseiro com difusor e um deflector AMG no spoiler do tejadilho, geram uma maior força aerodinâmica descendente, para uma maior estabilidade. Estas medidas também permitem melhorar o equilíbrio aerodinâmico, com um efeito positivo na estabilidade do veículo. 

A paixão pela performance estende-se ao interior 
O carácter dinâmico e desportivo continua no interior: o novo volante desportivo multifunções assegura uma ligação perfeita entre o veículo e o seu condutor. O aro do volante, com uma secção inferior achatada, pele perfurada na zona de posicionamento das mãos e costura contrastante na cor vermelho, confere um visual atractivo e agradável ao toque. Para uma melhor regulação por forma a corresponder aos diferentes tamanhos dos potenciais condutores, os bancos desportivos estão agora equipados de série com regulação em altura da almofada do banco. 
Graças à última geração da telemática, o novo A 45 também pode ser ligado em rede com smartphones modernos e ambiente de internet. As opções incluem por exemplo, o COMAND Online com um módulo WLAN e funções alargadas, tais como integração óptima de smartphone através do Apple® CarPlay® para iPhones® e MirrorLink® (disponível no início de 2016). O Mercedes-AMG A 45 também respira superioridade no que diz respeito a segurança, por exemplo, com segurança inovadora e melhorada, com sistemas de assistência à condução aperfeiçoados tais como a função de travagem autónoma no sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, a Assistência no Reconhecimento de Sinais de Trânsito ou o ATTENTION ASSIST aperfeiçoado.