Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Jari-Matti Latvala vence o “seu” rali com o Volkswagen Polo R WRC


• Recordista: Latvala e Anttila triunfam no rali mais rápido de sempre do WRC
• Nova dobradinha da Volkswagen amplia a sua liderança no Campeonato de Construtores
• Primeira oportunidade para Ogier e Ingrassia revalidarem o título no WRC já na próxima jornada a disputar na Alemanha


“Reis da Velocidade”

Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila venceram o rali mais rápido de todos os tempos do WRC com a Volkswagen. No Rali da Finlândia aconteceu, a oitava jornada da temporada do Mundial de Ralis (WRC), a dupla finlandesa terminou 13,7 segundos à frente dos seus colegas de equipa Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, graças a uma velocidade média de 125,44 km/h, o que lhes possibilitou subiram ao segundo lugar da classificação geral do campeonato. Ogier e Ingrassia também estiveram entre os principais protagonistas, ao permitir à Volkswagen conquistar a sua 13ª dobradinha desde a estreia do Polo R WRC. Na próxima jornada – o Rali da Alemanha – acontecerá a primeira oportunidade para a dupla francesa garantir o terceiro título consecutivo no Campeonato Mundial de
Ralis. No campeonato de construtores, a Volkswagen ampliou a sua liderança para 116 pontos, dando o fabricante de Wolfsburgo uma vantagem confortável para enfrentar as cinco jornadas finais da temporada: Alemanha, Austrália, França, Espanha e Grã-Bretanha.
No entanto, a Volkswagen sofreu um contratempo na Finlândia: o Polo R WRC de Andreas Mikkelsen e Ola Fløene sofreu uma forte saída de estrada, capotando várias vezes a uma velocidade elevada no decorrer do quinto troço. 


A equipa do Polo R WRC saiu ilesa do acidente, mas os danos no carro foram bastantes, impedindo a equipa de recuperar o carro no local para regressar à prova no dia seguinte ao abrigo dos regulamentos do Rally 2. A célula de segurança resistiu de forma eficaz não ficando danificada. Para o Rali da Austrália já está a ser preparado um novo chassis.

Segunda vitória da temporada para Latvala e Anttila, e terceiro triunfo conjunto da dupla no Rali da Finlândia. Uma vitória do querer e plena de determinação. Depois de um começo dececionante na temporada 2015, a dupla finlandesa teve o seu melhor desempenho do ano, vencendo metade dos 20 troços realizados para terminar à frente dos seus companheiros de equipa com uma vantagem relativamente grande para o Rali da Finlândia. Após a 14ª vitória da sua carreira, Latvala e Anttila podem ser apelidados como os especialistas em alta velocidade: em 2015 ganharam o rali em pisos de terra mais rápido de sempre na Finlândia, tendo anteriormente também vencido o rali mais rápido de todos os tempos disputado em asfalto (França, em 2014). A jornada do WRC na Finlândia marcou o 162° rali com o seu co-piloto Miikka Anttila, superando o seu ídolo Luis Moya, que também faz parte da equipa Volkswagen, (161 no WRC).


Uma média de 125,44 km/h: a maior velocidade média de sempre na história do Campeonato do Mundo de Ralis. Este notável recorde ultrapassa assim o anterior, também estabelecido no Rali da Finlândia (122,89 km/h, em 2012). O Rali da Finlândia ocupa agora ocupa nove lugares na lista dos dez ralis mais rápidos de todos os tempos, incluindo as quatro primeiras posições.

O Polo R WRC não só é o "Das Auto" das últimas duas temporadas e meia, mas também o "Das Auto" para velocidades elevadas. O carro da equipa de Wolfsburgo já garantiu um total de 29 vitórias de um total possível de 34 triunfos e 56 pódios de um total possível de 97. O carro de tração às quatro rodas com um motor que debita uma potência de 318 Cv permanece invicto nos ralis onde é atingida a maior velocidade máxima (Polónia e Finlândia). O sucesso do Polo R WRC não só é só fruto da excelente condução dos pilotos como também do trabalho de toda a equipa de engenheiros do departamento de motor ou ainda do departamento de chassis. Com tantos e longos saltos realizados a uma velocidade elevada no Rali da Finlândia, o piloto deve estar sempre em perfeita sintonia com todas as áreas mecânicas do carro.