Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Setembro com o Goethe-Institut


A agenda cultural do Goethe-Institut em Lisboa começa no mês de Setembro com a pré-inauguração da exposição VICENTE'15 Sagrado, Corpo e Imagem, com curadoria de Mário Carneiro, no dia 3, entre as 10h e as 18h, no jardim do Goethe-Institut, em Lisboa, onde será apresentada uma performance da artista Gabriele Seifert. Segue-se a inauguração oficial da exposição no dia 5 de Setembro, às 18h, na Travessa da Ermida, em Belém, local onde esta exposição estará patente até dia 25 de Outubro. O projecto Vicente é uma iniciativa anual e tem como temática São Vicente, o padroeiro de Lisboa, que tem vindo a ser interpretado das mais diversas formas por vários artistas e autores nacionais e internacionais.

O Goethe-Institut em Lisboa associou-se ao Festival Todos, que no dia 10 de Setembro inicia a sua 7ª edição, para apresentar dois espectáculos de dança: "Point of You", de Ricardo Machado e Anna Réti; e "Banco do Tempo" de Romulus Neagu. Ambos os espectáculos serão apresentados no Goethe-Institut, em Lisboa.

A 19ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, que se realiza entre 18 e 26 de Setembro, conta com o apoio do Goethe-Institut Lisboa. Nesse sentido, estarão presentes no festival dois convidados alemães, o curador Marc Siegel, que dará um workshop e integrará o júri do festival, e o realizador Lior Shamriz, que apresentará dois dos seus mais recentes filmes: “The Night” (Alemanha, 2015, 7’) em Competição Melhor Curta-Metragem e "Cancelled Faces” (Alemanha, Coreia do Sul, 2015, 80’), na secção Competição Queer Art.

A partir do dia 22 de Setembro e ao longo de cinco dias, realiza-se a 6ª edição do Festival Cantabile, uma iniciativa do Goethe-Institut em Lisboa. Contando de novo com a direcção artística da solista de renome internacional Diemut Poppen, o Festival Cantabile traz a Portugal alguns dos músicos mais prestigiados a locais como a Fundação Calouste Gulbenkian, as Ruínas do Convento do Carmo, a Igreja de São Julião (Banco de Portugal), o Palácio Foz e o Goethe-Institut, em Lisboa.

As Leituras Cruzadas – conversas literárias na biblioteca, regressam em Setembro ao Goethe-Institut. No dia 23 a tradutora Gilda Lopes Encarnação aborda as obras de Thomas Mann como janelas para o romance. Traduzidas pela primeira vez do alemão, por Gilda Lopes Encarnação, as três últimas novelas de Thomas Mann (As Cabeças Trocadas, A Lei, A Mulher Atraiçoada) revelam em miniatura os temas, o estilo, a ironia humanista e a paródia da sua prosa, com toda a grandeza das obras maiores. Esta sessão será moderada por Filipa Melo.

O filme "Wole Soyinka e Léopold Senghor – um Diálogo sobre a Negritude", uma co-produção do Goethe-Institut Portugal em colaboração com o Africa.Cont/Câmara Municipal de Lisboa, estreia no dia 21 de Setembro. Este filme coloca em diálogo uma entrevista realizada em 2011 a Wole Soyinka, escritor nigeriano Prémio Nobel da Literatura, com imagens de arquivo relativas a Léopold Sédar Senghor, primeiro presidente do Senegal após a independência de 1960 e um dos mais importantes autores do conceito de negritude. A propósito deste filme é exibida uma exposição no espaço Lumiar Cité. O piso superior da galeria transforma-se num cinema temporário, com exibição do filme ao longo de seis semanas. A inauguração da exposição coincide com uma conferência que conta com a presença do realizador Manthia Diawara, organizada em colaboração com o Africa.Cont e o Centro de Estudos Comparatistas da FLUP.

O mês termina com Blind Date, uma sessão de leitura literária com um dos finalistas do Prémio do Livro Alemão 2015, no dia 30 de Setembro. Apenas no último momento é revelado o nome do autor de língua alemã que irá ler excertos da sua obra neste serão.