Páginas

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Exposição do Corpo Humano - Real Bodies - Mais de 3000 visitantes no fim-de-semana de abertura


Todos os dias nos olhamos ao espelho. Mas o que vemos é apenas a superfície. Sabemos que por debaixo da pele estão órgãos e músculos. Podemos até saber como fazem funcionar o nosso corpo e como o prejudicam quando são mal tratados. Porém, não podemos dizer que os conhecemos. De certa maneira é como se não nos conhecêssemos. E para isso, para saber como somos feitos, foi criada a Exposição Internacional Real Bodies – Descubra o Corpo Humano, que, depois de surpreender as mais importantes capitais do mundo, abre ao público, no sábado, dia 31 de Outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.   

Ocupando a área recorde de 1700 metros quadrados, em Real Bodies encontram-se mais de 350 órgãos e corpos humanos verdadeiros, conservados graças à sofisticada técnica da polimerização, que permite aos corpos e órgãos humanos reais permanecerem inalterados ao longo do tempo. Percorrendo este histórico edifício de 1779 (classificado Monumento Nacional em 1996), o visitante, cada um deles, encontrará a sua razão de maravilhamento. E se cada qual terá o seu motivo e a sua preferência, muitos serão, decerto, os que apreciarão ver como funciona o corpo de um desportista, de saber o que acontece quando o Ronaldo remata para golo, ou verificar a sofisticada e complexa acção muscular que permite o drible e a progressão de um basquetebolista. 


O nosso corpo é um prodígio e uma aventura resultado de milénios de evolução. Percorrendo as dez galerias desta exposição, elaborada de acordo com os mais recentes e avançados estudos e conhecimentos científicos, de modo a proporcionar uma experiência didáctica enriquecedora, conhecem-se as minúcias dos sistemas esquelético e muscular, ou do sistema digestivo, que durante as nossas vidas processa cerca de 27 toneladas de alimentos, isto é, o peso de seis elefantes. Mais, a mostra também permite a visita aos aparelhos urinário e reprodutivo, ao desenvolvimento fetal, ao sistema circulatório e ao aparelho respiratório, assim como ao sistema nervoso, em si próprio um mundo misterioso e fascinante. Isto, claro, sem esquecer o espaço dedicado à anatomia seccionada, oportunidade única para conhecer a estrutura e o funcionamento do corpo humano, ou a área dedicada ao desporto e aos benefícios da actividade física. 

O visitante da Exposição Internacional Real Bodies – Descubra o Corpo Humano – ou, se preferirem, esta grande enciclopédia sobre o corpo humano – será intuitivamente guiado a descobrir o lugar e a aparência real de órgãos tão importantes como o coração ou o estômago. Seja qual for a sua idade, aprende, compreende, surpreende-se com a beleza e a perfeição da “máquina” humana. Mais: a experiência Real Bodies demonstra (quando, por exemplo, mostra o efeito de determinada doença sobre um órgão) a lição mais importante: a necessidade de respeitarmos o nosso corpo, de lhe dedicar tempo, de cuidar dos pormenores diários que fazem a diferença. 



Mas, principalmente, Real Bodies, sendo a maior e mais completa exposição sobre o corpo humano em digressão pelo mundo, é uma experiência completamente inovadora, educativa e enriquecedora na descoberta do corpo humano – e de nós próprios.