Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Realizador lendário partilha algumas das suas dicas com cineastas principiantes


Daniel "Danny" Kleinman, designer das sequências de abertura da saga James Bonde realizador da mais recente campanha publicitária da Sony, “Made for Bond”, transmite algumas dicas de como captar sequências de acção

Com uma carreira ilustre que conta já com mais de três décadas, Danny Kleinman é conhecido por ser um dos realizadores publicitários mais bem-sucedidos e por ser o homem por trás das muitas sequências de abertura da lendária saga Bond. O Danny dirigiu recentemente a campanha publicitária repleta de acção de 60 segundos da Sony, “Made for Bond”, que se encontra actualmente em exibição nas televisões de todo o país e na qual Naomie Harris protagoniza o papel de Moneypenny.

Repleto de emoção, o anúncio mostra-nos uma intensa perseguição pela área de South Bank, Londres, onde Moneypenny luta contra misteriosos vilões para entregar o smartphone Xperia Z5 a Bond. Utilizando ferramentas de última geração, incluindo uma câmara Cyber-shot RX100 IV compacta avançada, Moneypenny capta imagens de videovigilância em câmara ultralenta.

Danny partilha as suas melhores dicas com realizadores e cineastas principiantes que pretendem filmar cenas de ação –

  • Filmem com, pelo menos, duas câmaras, ou mais se conseguirem, e assim poderão obter melhores planos de acção e torná-la mais rápida na edição.
  • Ensaiem a acção a meia velocidade, se for possível, para que o operador de câmara possa seguir a acção e o seu assistente consiga que a imagem seja ainda mais precisa.
  • A segurança tem de ser a vossa principal preocupação; verifiquem duas vezes se todos estão satisfeitos com os seus papéis na acção e se compreenderam bem as suas deixas.
  • Apanhem cenas em que os actores estejam a reagir à acção.
  • Utilizem o conjunto de ferramentas apropriado – o anúncio "Made for Bond" foi gravado maioritariamente com a câmara profissional F65 da Sony, porque ter imagens de elevada qualidade é essencial para transmitir a sensação de acção numa longa-metragem.


"Made for Bond" não foi, de maneira nenhuma, uma pequena produção, visto terem sido precisos 100 figurantes da área de South Bank para filmar a campanha publicitária. As filmagens demoraram 30 horas e foram precisas 700 horas, o equivalente a 70 dias, para a pós-produção. O anúncio foi criado pela agência de publicidade adam&eveDDB, juntamente com a produtora Rattling Stick.

Kleinman acrescenta, "O filme publicitário da Sony “Made for Bond” conta com uma produção espectacular. Foi fantástico trabalhar com a Naomie Harris, que é extremamente profissional. Filmar ao longo do Tamisa apresentou-nos alguns desafios como, por exemplo, a hora de ponta dos passageiros matinais, mas era o cenário perfeito para esta campanha publicitária.”

Desde o filme GoldenEye, de 1995, que Danny abraçou o projecto e produziu seis das últimas sete icónicas sequências de abertura da saga Bond. Famoso por dar grande ênfase à utilização das mais modernas tecnologias na pós-produção, Danny também foi o responsável pela produção da sequência de abertura do mais recente SPECTRE.