Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A dupla artística RongRong & Inri será homenageada nos Sony World Photography Awards 2016


RongRong & inri, a influente equipa fotográfica, composta por marido e mulher, que moldou a fotografia contemporânea na China e noutros países, irá receber o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2016.

Os fotógrafos recebem o reconhecimento pelas suas respectivas carreiras como artistas e pelo impacto significativo que tiveram na fotografia asiática.

A fotografia de RongRong & inri reflecte o mundo íntimo que criaram juntos e extravasa os limites das técnicas tradicionais da câmara escura em preto e branco. Juntos, fundaram o primeiro espaço de arte contemporânea da China dedicado à fotografia, o Three Shadows Photography Art Centre, e, em 2015, organizaram o Festival de fotografia Jimei x Arles em parceira com os Les Recontres d’Arles.

O fotógrafo chinês RongRong e a artista japonesa inri irão receber o prémio em Londres, a 21 de Abril, na cerimónia dos Sony World Photography Awards 2016.

Para celebrar este prémio, irá ser realizada uma exibição do trabalho actual e passado de RongRong & inri, com curadoria de Zelda Cheatle, na Somerset House, Londres, de 22 de abril a 8 de maio, como parte integrante da Exposição dos Sony World Photography Awards 2016. Será a primeira vez que muitas das obras dos fotógrafos se encontrarão reunidas fora da Ásia e será a estreia europeia das suas mais recentes obras da série aclamada pela crítica, Tsumari Story.

Os Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo, é organizado pela Organização Mundial de Fotografia (WPO). Entre os já galardoados com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia encontram-se Eve Arnold, William Klein, Marc Riboud, William Eggleston, Mary Ellen Mark, Elliott Erwitt, Bruce Davidson e Phil Stern.

Ao falar acerca da escolha de RongRong & inri para o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, a Directora Criativa da WPO, Astrid Merget Motsenigos, afirmou:

“O contributo de RongRong & inri para a fotografia vai muito além da sua vasta e requintada produção fotográfica. Durante mais de 15 anos têm contribuído pessoalmente para a indústria no seu todo, mais especificamente no seio da sua comunidade, criando espaços e recursos para que os artistas possam desenvolver-se. A sua fotografia capturou a grande intimidade que têm partilhado ao longo dos anos e apresentam-nos as suas interpretações únicas em reportagens fotográficas, colagens e instalações aclamadas pela crítica.

“Apesar da expressiva contribuição que deram ao mundo da fotografia, não são conhecidos internacionalmente e nós, a Organização Mundial de Fotografia, queremos ajudar a mudar isso, ao celebrarmos a notável influência que ambos tiveram na comunidade fotográfica asiática.”

Apoiante deste prémio, Christopher Phillips, Curador no Centro Internacional de Fotografia de Nova Iorque, acrescenta:

“Há muito reconhecidos pelas suas importantes fotografias criativas, RongRong & inri deram um passo arriscado em 2007 quando fundaram o primeiro centro de fotografia independente da China, o Three Shadows, em Pequim. Através das suas exposições, publicações e conferências internacionais, o Three Shadows fez mais pela valorização da fotografia do que qualquer outra organização na China.”

Ao falarem da recepção do seu futuro prémio e da sua exposição, RongRong & inri disseram: “Sentimo-nos extremamente honrados por irmos receber o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2016. Quando demos o passo e fundámos o Three Shadows Photography Art Centre, há oito anos, não poderíamos imaginar aquilo em que o Three Shadows se transformou e aquilo que nos está a acontecer a nós. Estamos profundamente gratos pelo apoio e encorajamento que recebemos ao longo dos anos, sem o qual não estaríamos aqui hoje. Este prémio incentiva-nos verdadeiramente a empreender mais esforços para o desenvolvimento da fotografia.Acreditamos nesta carreira que escolhemos e que amamos. Gostaríamos aos nossos apoiantes, mas além disso, à fotografia, por nos proporcionar tantos desafios e oportunidades.”

Contexto

Após terem tido carreiras individuais bem-sucedidas, RongRong (China) e inri (Japão) têm trabalhado juntos desde 2000. Apesar de não falarem a mesma língua quando se conheceram, o par sentiu uma ligação imediata através das suas fotografias.
Ao longo da sua colaboração, as fotografias dos fotógrafos tanto são absolutamente pessoais como nos conseguem fazer identificar com elas, abordando os temas fundamentais da experiência humana.
As suas séries fotográficas aclamadas pela crítica, como Mt. Fuji, in Nature, Liulitun e Tsumari Story focam-se na beleza humana na natureza e na beleza do ambiente urbano. O seu trabalho recente chama a atenção para a beleza e para o valor dos recomeços na sua vida a dois e com os que os rodeiam, principalmente estando num mundo em rápida mudança.

Em 2007, RongRong & inri criaram o Three Shadows Photography Art Centre no distrito artístico de Caochangdi, em Pequim. O edifício foi concebido por Ai Weiwei e é o primeiro e único centro privado sem fins lucrativos da China dedicado à fotografia e à videoarte. A mais recente exposição do centro, "Fotografia chinesa: século vinte e mais além", foi a primeira exposição histórica chinesa que é contada de um ponto de vista chinês.
Os fotógrafos criaram o prémio anual de fotografia do Three Shadows em 2009, com o objectivo de descobrir e encorajar os fotógrafos mais promissores da China, e, em 2015, fundaram um novo espaço Three Shadows em Xianmen.

Tendo trabalhado anteriormente com os franceses Les Rencontres d’Arles na Caochangdi Photospring, RongRong formou uma parceria entre a área de Arles e de Jimei, no sul da cidade chinesa de Xianmen, para lançar o Festival de fotografia Jimei x Arles em 2015. O festival inaugural exibiu mais de 2000 trabalhos de cerca de 400 artistas. Actualmente, os fotógrafos dividem o seu tempo entre Pequim e Tóquio.