Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Novo Mercedes-Benz Classe C Cabriolet


A Mercedes-Benz irá lançar na estação quente do ano o primeiro cabriolet com base no Classe C, completando desta forma a sua gama de cabriolets. O design do novo cabriolet interpreta o luxo moderno com um toque de juventude. Caracterizado por vários pormenores de elevada qualidade, o seu carácter distintivo torna-se mais aparente com a capota aberta. O cabriolet está disponível opcionalmente com o AIRCAP (sistema defletor automático) e com AIRSCARF (sistema de aquecimento do pescoço) para um conforto ao longo de todo o ano. Os motores eficientes e potentes com níveis de potência que variam entre 115 e os 270 kW (156 a 367 CV) e a suspensão concebida para uma elevada dinâmica de condução (com suspensão pneumática opcional AIRMATIC), asseguram um comportamento desportivo. A nova caixa de velocidades automática 9G-TRONIC está disponível para todas as versões de motores. Também a bordo: sistemas de assistência comprovados e o moderno sistema infotainment. O novo Classe C Cabriolet será lançado no mercado Português no verão de 2016. 

Jovem e desportivo
O Classe C Cabriolet incorpora consistentemente a filosofia de design da Mercedes-Benz: pureza sensual e luxo contemporâneo. Evidencia uma independência de carácter com uma expressão notoriamente desportiva e um apelo de frescura jovial. Com a capota fechada, o perfil do novo cabriolet de duas portas assemelha-se ao do Classe C Coupé com as suas dimensões virtualmente idênticas: dianteira atraente caracterizada pela grelha diamante, faróis LED High Performance, capot comprido e uma elevada linha de cintura. As linhas da capota alongada fluem harmoniosamente até à traseira distinta e elegante, que aparenta um visual extremamente desportivo com os seus largos ombros e farolins LED planos. Com uma capacidade de 360 litros (285 litros com a capota aberta), a bagageira permite transportar uma grande quantidade de bagagem tendo em consideração que se trata de um cabriolet, sendo portanto extremamente prático para a utilização diária. 
Na vista lateral, destaca-se uma linha descendente alongada que se estende até ao guarda-lamas traseiro, típica do design Mercedes-Benz. A suspensão de série rebaixada em 15 milímetros comparativamente à limousine e as jantes de 17 polegadas de série conferem um carácter desportivo ao Cabriolet, que apresenta um excelente coeficiente aerodinâmico de 0.28.


Versão AMG com visual distinto
A mesma linha descendente é adotada pelo novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Cabriolet, que conta ainda com o seu design distintivo e jantes de liga leve AMG para obter um visual ainda mais desportivo. Desta forma salienta a natureza progressiva e o desempenho da marca.

Exterior e interior
Com a capota aberta, a harmonia foi coordenada meticulosamente entre o design exterior e o design interior. Os pormenores de elevada qualidade incluem o revestimento cromado no pilar A, no para-brisas e nos frisos da linha de cintura, que se estendem até ao compartimento da capota de lona, cuja extremidade também é adornada com uma larga faixa cromada.

Capota de lona premium
Na versão básica, a capota de lona clássica totalmente automática do cabriolet possui acabamento na cor preto, estando ainda disponível como opção uma capota multi camada com isolamento acústico e acabamento em castanho-escuro, azul-escuro, vermelho escuro ou preto. A capota multi camada permite reduzir significativamente a transmissão de ruído a partir do exterior. A sua qualidade é notória na medida em que não requer um grande esforço de percepção do diálogo entre os ocupantes no interior do veículo, incluindo em elevadas velocidades, graças ao melhor isolamento do ruído ambiente exterior. Desta forma, a capota de lona acústica oferece características ideais de conforto de climatização e de condução silenciosa.

Com base no Classe S Cabriolet, a capota de lona também cumpre as exigentes normas de qualidade em termos de durabilidade e funcionamento. Pode ser aberta e fechada em menos de 20 segundos até uma velocidade do veículo de 50 km/h. Após a abertura, é rebatida silenciosamente e cuidadosamente armazenada no respectivo compartimento na bagageira. Em termos de forma e cor, a tampa do compartimento da capota de lona é uma peça integral do interior e é concebida com o mesmo material que a linha de cintura. 


Interior – modernidade e estilo de vida
Os ocupantes desfrutam de um ambiente que embora tenha como base o interior do Classe C Limousine, oferece uma interpretação nova com características típicas de um cabriolet. Especialmente a elevada qualidade dos materiais e a qualidade de fabrico conferem ao interior um sentimento de desportividade e estilo de vida modernos. O equipamento inclui pele com propriedades de reflexão de calor num total de cinco cores (opcionais), assim como um interruptor com acabamento em cromado prata mate na consola central para abrir e fechar a capota de lona totalmente automática do cabriolet. Com base no Coupé, os bancos desportivos são caracterizados por um design integral com almofadas laterais salientes e apoios de cabeça organicamente integrados, incluindo ainda o AIRSCARF, como equipamento opcional. Os extensores automáticos dos cintos de segurança como equipamento de série ajudam os ocupantes a colocar os cintos de segurança. 

Os bancos traseiros foram concebidos como bancos individuais. Os seus encostos oferecem uma abertura de carga para a bagageira e podem ser rebatidos completamente na proporção de 50:50 para uma maior funcionalidade prática na utilização diária.

AMG com pormenores especiais
O interior do Mercedes-AMG C 43 4MATIC Cabriolet reforça a tendência consistentemente dinâmica da marca de elevadas prestações com vários pormenores especialmente desenhados. Ideal para um estilo de condução dinâmico, o volante desportivo multifunções em pele preta é caracterizado por uma secção inferior achatada e pespontos contrastantes na cor vermelho.

Destaques individuais
O Cabriolet está equipado de série com vários equipamentos de qualidade, que podem ser ampliados com um vasto leque de opções de personalização (alguns exemplos: 13 versões de revestimento dos estofos, tais como o designo vermelho Bengal / preto, sete versões de acabamentos interiores, quatro cores da capota, doze pinturas da carroçaria – incluindo o revestimento do painel de instrumentos em pele com acabamento mate). O revestimento do tejadilho da capota de lona está disponível na cor preto, porcelana e cinzento cristal. Vários acabamentos interiores em alumínio, fibra de carbono ou fibra de vidro são complementados por madeira porosa autêntica com acabamento na cor castanho e preto.

A linha de equipamento AMG está disponível como alternativa para salientar o dinamismo do Cabriolet. É caracterizada por elementos de exterior tais como os para-choques especiais e as protecções das embaladeiras com estética AMG, uma grelha de diamante com aplicações cromadas e jantes de liga leve AMG de 18 polegadas. No interior, a linha de equipamento AMG inclui destaques desportivos e exclusivos como o volante desportivo multifunções com secção inferior achatada, assim como os pedais desportivos AMG.

Na altura do lançamento de mercado estará disponível por tempo limitado uma versão Edition 1. Com um conjunto de linhas de equipamento que combina a desportividade com o estilo de vida e encaixa na perfeição com o visual desportivo moderno do novo cabriolet. 


Verão incluído
Os clientes que optam por um Cabriolet gostam de conduzir sempre que possível com a capota aberta. Tal como no Classes E e S Cabriolet, os ocupantes do Classe C Cabriolet também podem desfrutar do máximo conforto com a capota aberta graças aos sistemas AIRCAP e AIRSCARF, que tornam agradável o prazer de respirar o ar puro mesmo a baixas temperaturas.

Discretamente integrado na estrutura do tejadilho, o sistema deflector eléctrico AIRCAP foi especialmente desenvolvido para os modelos Cabriolet da Mercedes-Benz e está ligado a um deflector eléctrico atrás dos bancos traseiros, permitindo reduzir a turbulência interior também na zona dos passageiros traseiros com o simples pressionar de um botão. O sistema AIRCAP está incluído no pack Cabriolet Comfort, que também inclui o AIRSCARF para o condutor e passageiro dianteiro. A combinação destes dois sistemas permite alargar a todo o ano a época de condução com a capota aberta. 

Alternativamente, também existe a opção de instalação posterior de um deflector de rebatimento manual atrás dos bancos dianteiros. Este sistema elimina de forma notória a corrente de ar nos bancos dianteiros.

Suspensão: desportiva e confortável
A suspensão oferece um elevado nível de conforto com características de baixa transmissão de ruído e vibração da estrada e assegura ao mesmo tempo uma elevada dinâmica de condução. A suspensão de série no Cabriolet, rebaixada em 15 milímetros em comparação com o Limousine, inclui molas de aço e um sistema de amortecimento selectivo. Uma suspensão desportiva opcional com molas mais rígidas e um amortecimento mais firme, em combinação com o sistema Direcção Directa Desportiva, permite um comportamento com uma resposta ainda mais rápida.

Assente no ar 
O Cabriolet está disponível opcionalmente com suspensão pneumática AIRMATIC. O seu amortecimento ajustável contínuo de controlo electrónico nos eixos dianteiro e traseiro é caracterizado por um baixo ruído e vibração em todas as situações. O sistema DYNAMIC SELECT – de série em combinação com o AIRMATIC e disponível opcionalmente com uma suspensão de aço – permite ao condutor escolher as configurações desejadas: desportiva, confortável e eficiente. Para tal, o condutor poderá seleccionar um dos cinco modos da transmissão utilizando o interruptor DYNAMIC SELECT: "ECO", "Comfort", "Sport", "Sport Plus" e "Individual". A selecção do modo "Individual" permite ao condutor personalizar a configuração do veículo para corresponder às suas preferências.

Dinâmica: motores de 4 e 6 cilindros e pela primeira vez o sistema 4MATIC
Os motores potentes e eficientes a gasolina, os motores Diesel com função ECO start/stop e uma extensa gama do sistema de tracção integral 4MATIC permitem um desempenho desportivo e um prazer de condução todo o ano. Todos os motores cumprem a mais exigente norma de emissões Euro 6. Estão disponíveis seis motores a gasolina para o Cabriolet. Os níveis de potência variam desde o motor de 1.6 litros de quatro cilindros na versão C 180 com uma potência de 115 kW (156 CV), até ao motor de 3.0 litros de seis cilindros no Mercedes-AMG C 43 4MATIC Cabriolet (270 kW/367 CV). A versão C 200 está disponível opcionalmente com tração integral 4MATIC.

Em relação aos modelos com motor Diesel, as opções variam desde o motor de quatro cilindros de 125 kW (170 CV) de potência na versão C 220 d ou de 150 kW (204 CV) de potência na versão C 250 d, e estão equipados com tecnologia ecológica SCR (Catalisador de Redução Selectiva) para o pós-tratamento dos gases de escape. O sistema de tracção integral 4MATIC está disponível para o C 220 d. A nova caixa de velocidades automática 9G-TRONIC pode ser encomendada para todas as versões de motores.

Carroçaria leve e segura
Num Cabriolet, a ausência de um tejadilho resulta sempre numa menor rigidez da carroçaria. Este facto foi considerado pelos engenheiros durante o desenvolvimento do Classe C Limousine. Isto permitiu adaptar a carroçaria na dianteira e no piso do veículo para satisfazer os requisitos particulares do Cabriolet. Consequentemente, este modelo também é caracterizado por uma rigidez exemplar e necessária para uma elevada dinâmica de condução.

A construção inteligente de baixo peso do Coupé com uma elevada proporção de utilização do alumínio foi mantida - entre outros factores, as asas, o capot e a tampa da bagageira são elementos construídos em liga leve. Além de cumprir toda a legislação actual nacional e internacional, o Cabriolet também cumpre todos os requisitos de testes e os ainda mais exigentes requisitos de segurança internos da Mercedes-Benz, que têm como base o que acontece na realidade durante um acidente.


Condução semiautónoma segura
Existem vários sistemas de segurança e de assistência à escolha baseados no conceito Mercedes-Benz Intelligent Drive. O ATTENTION ASSIST, que ajusta a sensibilidade e que pode avisar o condutor sobre a sua desatenção ou sonolência, é fornecido de série. O sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS também é outro equipamento de série do Classe C. Além de um aviso visual de proximidade e de um aviso de colisão acústico, inclui o Assistente de Travagem Adaptativa que pode ajudar a evitar colisões através do aumento da pressão dos travões para corresponder à situação. Se for detectado um perigo de colisão e o condutor não reagir à situação, o sistema poderá efectuar uma travagem autónoma a velocidades do veículo até 200 km/h, reduzindo a severidade das colisões com veículos que circulam a uma velocidade inferior ou que se encontram estacionários, ou no melhor dos cenários evitando por completo uma colisão. A uma velocidade de até 50 km/h, o sistema também realiza travagens autónomas em resposta a veículos parados, podendo evitar colisões traseiras até velocidades de 40 km/h.

O Pack de Assistência à Condução Plus disponível como opção inclui os sistemas de assistência adicionais que foram significativamente alargados no que às suas funções diz respeito. Como parte do conceito Intelligent Drive, estes sistemas combinam os dados de várias tecnologias de deteção tais como os sensores de radar e a câmara estéreo, e permitem aumentar significativamente a segurança e o conforto. Estas funções incluem por exemplo o DISTRONIC PLUS com Assistente da Direção e o Stop&Go Pilot ou o Travão PRE-SAFE® com detecção de peões e ainda o Assistente de Travagem BAS PLUS, que também oferece um aumento da pressão de travagem se existir um risco de colisão com veículos que circulam numa direcção perpendicular à do Cabriolet. Outra função do Pack Assistência à Condução Plus corresponde ao Assistente de Faixa de Rodagem Activo, que poderá evitar uma saída de faixa de rodagem não intencional através da aplicação selectiva dos travões de um dos lados do veículo, corrigindo desta forma a sua trajectória. O sistema intervém se o condutor transpor um traço contínuo e poderá assisti-lo também no caso de transposição de traços descontínuos se existir um risco de colisão com um veículo na faixa adjacente.

A variedade de sistemas de assistência também inclui um Assistente de Estacionamento para um estacionamento semiautomático. Uma câmara de 360° para assistir o condutor durante o estacionamento e a realização de manobras, um Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito baseado na câmara e no sistema de navegação com função de aviso de sentido proibido e Assistente de Máximos Adaptativo Plus, que permite a utilização contínua das luzes de máximos através da redução parcial do cone de iluminação de máximos incidido nos outros veículos.

Protecção segura
Em caso de acidente, a protecção ideal dos ocupantes é fornecida através da segurança estrutural da carroçaria e dos sistemas de retenção, especialmente a grande variedade de airbags. 

Estes incluem:
• airbags dianteiros adaptativos para o condutor e passageiro dianteiro;
• um airbag para os joelhos do condutor;
• airbags do tórax/bacia para o condutor e passageiro dianteiro;
• airbags de cortina integrados nas extremidades superiores dos painéis das portas dianteiras.

O sistema de protecção anticapotamento é um sistema específico do Cabriolet. É constituído por dois pilares que estão totalmente retraídos atrás dos bancos traseiros e portanto ocultados. Se for detectado um capotamento iminente, estes cartuchos são accionados por meios pirotécnico e movidos para fora do seu alojamento por forma a criar um espaço de segurança juntamente com o pilar A.

Controlo da climatização sensível para uma condução com a capota aberta
Especialmente desenvolvido para veículos cabriolet, o sistema de controlo da climatização responde adequadamente consoante o veículo é conduzido com a capota aberta ou fechada. Com a capota fechada, o desempenho do sistema é idêntico ao do Coupé. Com a capota aberta, o sistema de controlo da climatização adapta-se à situação e poderá fornecer ar quente na direcção das mãos do condutor apoiadas no volante e desactivar a função de recirculação de ar. As regulações especiais para a condução com a capota aberta permitem ao sistema avaliar se é necessário arrefecimento ou aquecimento e responder de forma sensível às zonas de transição intermédias.

Experiência de informação e entretenimento vibrante
O sistema infotainment oferece uma operação intuitiva com animações e efeitos visuais. O sistema Frontbass assegura uma experiência sonora praticamente idêntica à de uma sala de espectáculos – especialmente se estiver equipado o sistema de som Burmester® disponível como opção. O sistema Frontbass utiliza o espaço na travessa e nas longarinas da estrutura da carroçaria como câmara de ressonância dos altifalantes de graves.

O sistema de navegação, que fornece informação de trânsito rigorosa ao condutor em tempo real (Live Traffic Information), processa os seus conteúdos interactivamente. As suas características incluem uma bússola animada e um "Drive Show" com informação para os passageiros idêntica às apresentações no ecrã num avião comercial.

Vasta ligação em rede também na versão básica
Um telemóvel com sistema Bluetooth® com opção de comunicação de dados móveis é tudo o que necessita para fornecer ao sistema Audio 20 a capacidade de ligação à internet. Desta forma permite navegar na internet sem restrições quando o veículo se encontra parado. As aplicações Mercedes-Benz (apps) podem ser utilizadas durante a condução do veículo. É possível reproduzir ficheiros de áudio e vídeo a partir de várias fontes.

O sistema COMAND Online disponível como opção está equipado com um ecrã de maiores dimensões com uma resolução de 960 x 540 pixels, que permite também opcionalmente a recepção de TV/rádio digital, oferece uma navegação rápida com base no disco rígido, disponibiliza a funcionalidade WiFi hotspot integral e inclui ainda o sistema de controlo por voz LINGUATRONIC, entre outras características. 

O sistema básico Audio 20 assim como o Audio 20 CD e o COMAND Online, oferecem ligação telefónica básica de série que permite ligar um telemóvel ao veículo através de um interface Bluetooth® de série.

Mercedes me connect: ligado com o veículo
Tal como outros modelos, o novo Classe C Cabriolet está equipado com uma vasta gama de Serviços de série e Serviços Remote Online gratuitos como parte do pack "Mercedes me connect". Os Serviços Standard incluem chamada de emergência automática, reboque do veículo acidentado com o Accident Recovery assim como a Assistência em Viagem e o serviço de após-venda. Os serviços Remote Online permitem aceder à informação do veículo em qualquer momento e em qualquer lugar, tal como o estado dos vidros e das portas, a quilometragem, a pressão dos pneus e outros dados de diagnóstico. Também existe uma função de localização do veículo Vehicle Tracker e uma função de trancamento e destrancamento remoto das portas.