Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Estreias de cinema de 14 de Abril de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Criminoso

A fim de acabar com uma conspiração de consequências imprevisíveis, o Governo norte-americano decide arriscar um novo procedimento: implantar as memórias de Bill Pope, um agente secreto da CIA morto em funções, no corpo de Jericho Stewart, um psicopata condenado à morte. Imprevisível e muito perigoso, Stewart é incapaz de sentir empatia, remorsos ou de calcular o alcance das suas acções. A sua inteligência extraordinária, assim como a óbvia situação de condenado, fazem dele a última esperança para concluir a missão deixada incompleta por Pope. Para todos os efeitos, a sua mente possui agora dados importantíssimos que poderão salvar a vida de milhares de pessoas. O problema é que, contra todas as previsões, o criminoso não adquire apenas as memórias de Pope, mas também vários traços da sua personalidade… 
Com realização de Ariel Vromen ("Sem Confiança", "Um Homem de Família") e argumento de Douglas Cook e David Weisberg, um "thriller" que conta com Kevin Costner, Ryan Reynolds, Gary Oldman, Tommy Lee Jones e Gal Gadot, entre outros.



Os 33

A 5 de Agosto de 2010, um desabamento de terra soterrou a única entrada e saída da mina de San José, no Chile, aprisionando 33 trabalhadores a quase 700 metros de profundidade. As operações de resgate começaram no dia seguinte, tendo sido criado um canal de ventilação para a possibilidade, ainda que remota, de poderem existir sobreviventes. Depois de muitos esforços das equipas de resgate, só 17 dias depois do incidente é que os homens foram localizados com vida, renovando a esperança e o vigor de todos os intervenientes. Este filme retrata a tragédia por eles vivida debaixo de terra, o drama das famílias que esperavam ansiosamente por notícias e, finalmente, o empenho das equipas de salvamento, que tudo fizeram para encontrar uma forma de os manter vivos até ao momento em que fosse possível a sua retirada. Isso aconteceria às 23h55 (hora local) do dia 12 de Outubro, 69 dias depois do desabamento, quando foi finalmente iniciado o processo de retirada de cada um dos mineiros através de uma cápsula construída para o efeito. A sua extraordinária história de sobrevivência e companheirismo comoveu milhões em todo o mundo…
Um filme sobre resiliência, coragem e solidariedade que adapta o livro "Na Escuridão", de Hector Tobar. A realização fica a cargo da mexicana Patricia Riggen ("A Mesma Lua", "Adulta à Força"). O elenco inclui Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, James Brolin e Juan Pablo Raba.



O Livro da Selva

Mogli foi abandonado na selva indiana ainda bebé. Incapaz de cuidar de si próprio, o pequeno foi resgatado pela pantera Baguera e criado no seio de uma alcateia. Apesar das dificuldades em ser aceite por todas as criaturas selvagens, ele foi crescendo saudável, adquirindo os hábitos da sua família adoptiva. Mas, quando já mais crescido, se dá conta de que já não é bem-vindo na selva por fazer parte da espécie humana, vê-se obrigado a partir para a terra dos homens, o lugar a que verdadeiramente pertence. Ao seu lado seguirá a sempre protectora Baguera e o alegre urso Balu. A viagem promete muitas aventuras, mas também algumas dificuldades…
Produzido pela Walt Disney Pictures, um filme para toda a família que conta com a realização de Jon Favreau ("Homem de Ferro", "O Chef") segundo um argumento de Justin Marks. Adaptação da célebre obra de Rudyard Kipling, inspira-se também no clássico de animação da Disney, realizado por Wolfgang Reitherman, em 1967. Os seus criadores usaram a mais recente tecnologia para contar a história de uma forma realista, misturando a interpretação em imagem real do jovem actor Neel Sethi, com cenários e personagens concebidos em computador. Na versão original, as vozes pertencem a Bill Murray, Ben Kingsley, Idris Elba, Lupita Nyong'o, Scarlett Johansson, Giancarlo Esposito e Christopher Walken.