Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Milagre no Rio Hudson
Clint Eastwood filma a história verídica de Chesley “Sully” Sullenberger, o piloto de aviação que, em 2009, aterrou de emergência no rio Hudson, em Nova Iorque, e evitou que 155 pessoas morressem. No papel do homem que se tornou um herói americano após esse evento está Tom Hanks, que nunca tinha trabalhado com Eastwood, quer como actor ou realizador. Anna Gunn (de "Breaking Bad"), Laura Linney e Aaron Eckhart compõem o resto do elenco.
The Smell of Us - O Cheiro de Nós
O fotógrafo e realizador norte-americano Larry Clark, responsável pelos controversos "Kids - Miúdos", "Bully - Estranhas Amizades" e "Ken Park - Quem és Tu?", assinou este filme francês em 2014. Estreado em França no ano seguinte, só em 2016 chega a Portugal. Tal como já tinha feito em "Wassup Rockers - Desafios da Rua", de 2005, Clark centra-se num grupo de "skaters", desta feita em Paris. São quatro, têm tendências autodestrutivas e movem-se pela cidade à procura de significado para a vida. "The Smell of Us - O Cheiro de Nós" é co-escrito por Clark e Mathieu Landais, ou Scribe, um jovem poeta francês que foi descoberto pelo realizador, algo que já tinha acontecido na sua carreira: "Kids - Miúdos" revelou ao mundo o argumentista Harmony Korine, que viria a tornar-se realizador em nome próprio. Tirando Michael Pitt, o elenco é composto por estreantes locais.
Bastille Day - Missão Antiterrorista
Em Paris, um agente da CIA e um ladrão e vigarista que é falsamente acusado de terrorismo juntam-se para impedir um caso de corrupção que envolve membros do Ministério do Interior francês. O título, que remete para o Dia da Bastilha, o dia nacional de França, vem do facto de os eventos se passarem nesse preciso dia em que os bancos, que fazem parte da conspiração, estão fechados. Um filme com o britânico Idris Elba (da série "The Wire" e do último "Star Trek") e Richard Madden (de "A Guerra dos Tronos".