Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Daniel Catalão, Álvaro Costa e Feromonas encerram Iberanime


A edição de 2016, no Norte, do maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, terminou com 12239 pessoas a passarem pela Alfândega do Porto num dia marcado pela final do torneio League of Legends All Stars que contou com a participação de figuras conhecidas do grande ecrã como Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Daniel Catalão e Álvaro Costa.

O último dia do evento contou com a presença dos youtubers Feromonas, Babyface, a final do torneio de League of Legends Iberanime Invitational em que equipas portuguesas convidadas enfrentaram as melhores equipas estrangeiras e o concerto de Blasted Mechanism.

O IA!OPO2016 reforçou toda a oferta nipónica que está na sua origem, com convidados de renome na área de J-POP e inúmeras atividades na zona de Cultura Tradicional. No espírito da primeira, receberam-se cerca de 82% dos visitantes do evento como cosplayers, uma vez que aproveitam a oportunidade para interpretar as suas personagens de anime, animação ou gaming preferidas. As competições de noodles picantes (Noodle Monster), os concursos de karaoke, a dança sincronizada Para Para Dance ou o concerto da banda de J-Rock Gaijin Sentai, que iniciou, precisamente no IBERANIME, a sua tournée mundial. Também de Tóquio vieram o animador gráfico Edo Haruma, e uma das cosplayers mais conhecidas no mundo: Reika.

À semelhança do que já tinha acontecido em Lisboa, na edição de maio, às áreas de J-POP, Cultura Tradicional Japonesa e IA!Plus, juntou-se uma nova zona de Gaming, dividida entre espaço de consolas e área de e-sports, decorrendo nesta última 3 diferentes torneios de League of Legends: IA!LOLCup; Iberanime Invitational,
  
Já em Cultura Tradicional foi possível visitar o Japão sem sair do Porto, aprendendo mais sobre artes marciais, terapias, origami, língua, caligrafia ou até sobre o país em geral, em workshops que explicaram como viver e estudar na Terra do Sol Nascente.

Por seu turno, o IA!Plus voltou a receber alguns dos mais inovadores game developers nacionais, numa área de multimédia e cultura pop mista, à qual também se juntaram os youtubers portugueses mais populares.