Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

IndieJúnior Allianz: 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto


O IndieJúnior Allianz - 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto – realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto – terá lugar de 7 a 12 de Fevereiro, no Teatro Municipal Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Trindade.

Segundo a direcção do festival, composta por Carlos Ramos, Miguel Valverde e Nuno Sena, “é um projecto pensado de raiz para a cidade do Porto e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e dos jovens através da valorização do cinema enquanto experiência artística e lúdica.”

São seis dias para ver mais de 50 filmes de todo o mundo, destinados a crianças e a adolescentes, segmentados em programas para famílias, escolas e público em geral. Tendo em conta o público a que se destina: +3, +6, +10, +13 anos e no caso das escolas: pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos – o festival engloba na programação filmes de animação, ficção e documentários.

A programação é composta por uma competição internacional com curtas e longas metragens, um foco sobre o trabalho de dois realizadores vistos em perspectiva, uma secção dedicada a grande clássicos de filmes sobre a infância/adolescência e uma secção dedicada aos primeiros filmes vistos por diversas personalidades. 

A competição internacional será avaliada por dois júris. O Júri Internacional será sub-dividido: uma parte composta por três personalidades do meio artístico (júri adulto) e a outra composta por cinco crianças/jovens (júri infanto-juvenil) que atribuirão dois prémios. O Júri do Público será composto por todos os espectadores das sessões, que poderão votar na final das mesmas.

O festival conta com o naming sponsor da Allianz e Jorge Godinho, director de Market Management e Comunicação refere que “é com grande satisfação que a Allianz se associa a este novo projecto. Esta é uma iniciativa que se insere perfeitamente na nossa estratégia de marketing e que esperamos que vá de encontro às expectativas das famílias e das escolas, contribuindo para levar a cultura aos mais pequenos e ao seu desenvolvimento”.

David Penela é o autor da imagem do IndieJúnior Allianz. O ilustrador do Porto faz uma pequena descrição do cartaz, para o qual escolheu elementos desenhados em dois planos: “um primeiro, bastante próximo, constituído por personagens mais detalhadas representando famílias e adolescentes; e um segundo, mais afastado e menos detalhado representando crianças a brincar e interagir com os outros elementos do cartaz como se estivessem num parque infantil. A representação do Porto foi feita recorrendo a marcos importantes da cidade, neste caso, o Palácio de Cristal, a Câmara Municipal e a Torre dos Clérigos. Outros elementos usados no cartaz como pequenos arbustos, árvores representam os vários jardins espalhados pelo Porto. As escalas destes elementos foram reduzidas em relação às personagens em segundo plano para acentuar a ideia de parque infantil e um mundo à escala de uma criança”.

Em breve serão anunciadas mais informações sobre o IndieJúnior Allianz, nomeadamente sobre a programação, actividades e convidados.