Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Steven Saylor regressa à Roma Antiga em «A Ira das Fúrias»


Chega hoje às livrarias portuguesas o mais recente livro de Steven Saylor, «A Ira das Fúrias», uma prequela da série «Roma Sub Rosa». Neste novo título, o autor desafia os leitores a acompanhar o ainda jovem Gordiano, o Descobridor, numa aventura passada num autêntico cenário bélico, em 88 a.C. 
Em «A Ira das Fúrias», o protagonista Gordiano, o Descobridor, encontra-se numa perigosa teia enquanto todo o mundo parece estar em guerra: o Ocidente depara-se com uma rebelião contra Roma e o Oriente assiste à conquista de províncias asiáticas romanas. Neste panorama, Gordiano tece um plano para ajudar Antípatro e para decifrar um mistério oculto deixado por este seu amigo de longa data. 
À semelhança dos seus restantes livros, também neste Steven Saylor deixa transparecer o seu fascínio pela Antiguidade Clássica e pelo Império Romano que determinou o caminho civilizacional que hoje se conhece e ainda se percorre. Ao longo da sua obra, o autor assume o papel de contador de histórias, cruzando esta capacidade de recriar momentos históricos com uma enorme minúcia com a competência de criação de personagens e ambientes altamente convincentes, o que resulta em narrativas ricas em pormenores e História. 
Segundo o USA Today, “(…) Este pode muito bem ser o melhor livro de Saylor, um livro que revela simpatia por todos, ao mesmo tempo que nos convida a refletir acerca da capacidade aparentemente ilimitada do ser humano para fazer coisas horríveis”. 

Sobre o autor

Steven Saylor sempre se deixou fascinar pela Antiguidade Clássica. Este fascínio, diz o próprio, começou com os grandes épicos do cinema que povoaram a sua infância (Cleópatra, Espartacus, Ben-Hur) e consolidou-se com a sua licenciatura em História pela Universidade do Texas, passando pelas suas participações no canal História como perito em política e cultura romanas. Para os leitores, os títulos que publicou na série «Roma Sub Rosa» são o melhor fruto do fascínio de Saylor por um império que começou a desbravar o caminho civilizacional que ainda hoje percorremos.