Os novos Audi A5 e Q2 foram premiados com o máximo de cinco
estrelas nos exigentes testes do Euro NCAP, confirmando um lugar de topo entre os veículos mais
seguros. Paralelamente, tal posição também é extensível para a segurança dos ocupantes (adultos e
crianças), para a proteção de peões e outros sistemas de segurança.
Os sistemas de emergência de travagem foram introduzidos no procedimento de avaliação em 2016. O
Audi Q2 está equipado de série com o assistente de emergência de travagem como parte integrante do
Audi pre sense à frente. O sistema examina se outros veículos ou peões estão no percurso do veículo. Se
uma colisão é iminente, avisa o condutor e, se necessário, inicia a travagem automática de emergência.
Os novos Audi A5 Coupé e A5 Sportback também foram premiados com a avaliação máxima de cinco
estrelas pelos responsáveis dos testes do Euro NCAP. Os dois modelos oferecem elevados níveis de
segurança para adultos e crianças, bem como uma boa proteção para peões.
O Audi pre sense city, de série, ajuda os condutores do A5 Coupé e do A5 Sportback a evitar acidentes. A
velocidades até 85 km/h, o sistema analisa os outros veículos e peões através da câmara montada no parabrisas,
com um alcance de mais de 100 metros.
Se detetar uma colisão iminente, o condutor é alertado por uma série de avisos e, se necessário, o veículo
inicia a travagem. A velocidades até 40 km/h, os acidentes podem ser completamente evitados dentro dos
limites do sistema. A velocidades mais elevadas (até 85 km/h), avisos e intervenção na travagem reduzem
consideravelmente a velocidade de impacto.
O Audi A5 também oferece uma extensa lista de outros sistemas de assistência; por exemplo, o Assistente
anti-colisão ou o Assistente de viragem. Enquanto o Assistente anti-colisão ajuda o condutor a contornar
um obstáculo, o Assistente de viragem monitoriza o trânsito em sentido contrário auxiliam num
cruzamento. Numa situação de perigo, imobiliza o veículo, evitando o embate frontal.
O Euro NCAP analisa o desempenho de novos modelos de automóveis desde que foi criado, em 1997. Para
simular melhores as condições de acidentes numa situação real, este consórcio é cada vez mais exigente
nos requisitos de segurança em termos de colisão.