Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

MONSTRINHA 2017: estreias nacionais e as mais recentes obras da animação mundial


Decorreu na passada 6ª feira, em Lisboa, a apresentação da 16ª MONSTRINHA, secção de filmes para escolas e Pais e Filhos da Monstra | Festival de Animação de Lisboa, que este ano se realiza entre 16 e 26 de Março 2017. 

Fernando Galrito, diretor artístico da MONSTRA, revelou assim toda a programação da MONSTRINHA, que é composta por mais de 100 filmes de animação, entre curtas e longas-metragens, no ano em que o país homenageado é a Itália.

O filme suíço "Ma Vie de Courgette" (My Life as a Zucchini), de Claude Barras, é um dos grandes destaques da edição deste ano e vai estar em Competição Internacional de Longas-Metragens. Este filme suíço está na short list para os Óscares 2017 para Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme de Animação e vai ter na MONSTRA a sua ante-estreia em Portugal. Depois da exibição no Festival de Cannes, "Ma Vie de Courgette" foi premiado no Festival de Annecy com o Prémio do Público e o Cristal para Longa-Metragem (o mais importante galardão deste certame).

Outra longa que também estará em competição internacional é "Molly Monster", filme realizado por Ted Sieger, cuja estreia teve lugar na edição passada da Berlinale e que foi premiado no Shangai Film Festival com o Prémio de Melhor Filme de Animação.

A MONSTRINHA escolas, composta por três programas (dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 anos e mais de 13 anos) com cerca de 10 curtas cada, vai exibir filmes produzidos, na sua grande maioria, em 2016, premiados em vários festivais, e alguns com estreia nacional na MONSTRA, tais como: "Stick Man" (de Jeroen Jaspaert, Daniel Snaddon), "The Unwashed Penguin" (Isabelle Favez), "El Hombre mas Chiquito del Mundo" (Juan Pablo Zaramella) ou "Cloudberry" (Polina Minchenok). As inscrições para escolas da Grande Lisboa estão ainda abertas no site do Festival.

Para Pais e Filhos a MONSTRA organiza seis programas distintos, entre eles o Baby Monstra (projeção de filmes para crianças até 3 anos em sessões contínuas); uma retrospetiva seleccionada pelo italiano Luca Rafaelli; um conjunto de filmes da escola italiana Csc Animazione; Curtas 8 ½, uma sessão programada pela Festa do Cinema Italiano, que resulta de uma parceria com este festival lisboeta; Competição de Curtas Pais e Filhos (25 filmes); e duas longas Pais e Filhos.

Uma das novidades deste ano é o Cabify Baby, que resulta de uma parceria com a Cabify e permite que os pais usem este serviço com um desconto de 10% para se deslocarem com os seus filhos de forma segura ao Cinema São Jorge.

Além das 65 escolas, associações, juntas de freguesia, museus e teatros associadas da MONSTRINHA, o programa Pais e Filhos realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Museu Nacional de Etnologia nos fins-de-semana do Festival.