Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Novo Mercedes-Benz GLA


O novo GLA começa o ano com uma gama alargada de motores, interior e exterior com visual mais marcante e ainda uma atualização das linhas de equipamento. Desta forma, o SUV compacto ganha uma maior presença e a carroçaria impressiona com um idioma de design significativamente mais expressivo. O topo de gama do modelo é a versão Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC com um conjunto de equipamento particularmente desportivo, disponível na edição especial Yellow Night Edition. A estreia mundial ocorreu a 8 de Janeiro no North American International Auto Show NAIAS em Detroit. 

O GLA foi apresentado pela primeira vez em 2013 e, desde cedo, tornou-se um modelo de sucesso num segmento em constante crescimento. O GLA é caracterizado pelo design marcadamente desportivo, pela agilidade e também pela vasta gama de opções de personalização. Na qualidade de primeiro SUV compacto da Mercedes-Benz, o modelo trouxe uma brisa de ar fresco ao seu segmento de mercado e estabeleceu-se como um concorrente importante. O GLA é o modelo mais bem-sucedido nos mercados da China, EUA, Alemanha e Reino Unido.     

Com sete modelos (GLA, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS e G), a Mercedes-Benz possui a mais vasta gama de modelos SUV entre todos os fabricantes premium Europeus e satisfaz, desta forma, todos os requisitos individuais de mobilidade dos seus clientes.

Isto também se aplica ao portfólio do GLA: nenhum outro fabricante oferece uma seleção tão vasta de motores no seu segmento - desde o modelo de entrada de gama Mercedes-Benz GLA 180d* com 80 kW (109 CV) e 103 g/km de emissões de CO2 ao modelo Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC com 280 kW (381 CV) . A carroçaria particularmente rígida fornece uma base fiável para a vasta gama de aplicações. 

O GLA é o único modelo neste segmento de mercado a oferecer novas funções de conforto e segurança, como a câmara de 360 graus ou a função HANDS-FREE ACCESS.

Distinto: Modernização do interior
O equipamento interior também desperta a atenção: disponível exclusivamente neste segmento de mercado, a câmara de 360 graus grava a zona circundante ao veículo, que posteriormente é apresentada numa única imagem ou dividida em sete perspetivas diferentes no ecrã multimédia. Entre as imagens apresentadas também está incluída uma vista virtual superior do veículo - produzida a partir dos dados de quatro câmaras: dianteira, traseira e uma câmara em cada retrovisor exterior.

O interior atrativo do GLA com materiais premium e excelente qualidade de construção é agora ainda mais reforçado pelos novos revestimentos dos bancos, pelos acabamentos e também pelos apontamentos cromados. O ecrã multimédia de 20.3 cm (8") é extremamente fino e de fácil leitura, tais como os novos instrumentos analógicos com ponteiros vermelhos. Além disso, os aros das saídas de ventilação são mais acentuados e salientam desta forma o toque harmonioso no interior.

Os novos tecidos de revestimentos das linhas Style e Urban também revelam a atenção ao detalhe. As novas características incluem o revestimento da linha Style em pele sintética ARTICO/tecido Macapá nas cores preto/amarelo ocre, bege sahara ou preto, enquanto a linha Urban inclui revestimento em pele sintética ARTICO/tecido Maringá nas cores cinza cristal ou preto.


Nova estrutura: maior variedade de opções
O pack Exclusive é reforçado com envolventes bancos em pele preta exclusiva para o modelo SUV. Os acabamentos são constituídos por uma seleção de materiais que incluem o alumínio com grão trapezoidal, madeira de choupo em castanho claro com acabamento acetinado e ainda madeira de nogueira em castanho de alto brilho. Especialmente exclusivo: madeira de freixo com acabamento preto mate ou acabamentos AMG em fibra de carbono.

O anterior pack Exclusive com bancos desportivos standard continua disponível como opção e destina-se a clientes que procuram um visual particularmente desportivo.  

No futuro, o pack Night também poderá ser combinado com a linha Style. Jantes de liga leve bicolores de 18 polegadas, lamelas do radiador em preto brilhante, barras do tejadilho pretas e frisos em preto brilhante, proteções inferiores do para-choques dianteiro e traseiro e retrovisores exteriores em preto brilhante salientam ainda mais o visual desportivo do GLA.

Visão perfeita: As luzes LED transformam a noite em dia
Disponíveis como equipamento opcional, os faróis LED High Performance substituem os atuais faróis bi-xénon. Além da iluminação brilhante, os faróis são caracterizados por uma temperatura de cor idêntica à da luz natural do dia e reduzem o esforço ocular durante as viagens noturnas. O consumo de energia também é reduzido: cerca de 60 por cento inferior ao da luz xénon e aproximadamente 70 por cento inferior ao das lâmpadas de halogéneo. As luzes de médios de 34 watt de potência funcionam com tecnologia de projeção LED, enquanto as luzes de máximos são obtidas através de tecnologia de reflexão LED. As luzes de mudança de direção, as luzes diurnas e as luzes de presença são constituídas por tecnologia de fibra ótica e proporcionam um visual inconfundível através de uma elevada liberdade de design. Não é necessário substituir lâmpadas ao longo de toda a vida útil do veículo.

Nos farolins traseiros do novo GLA é utilizada a tecnologia LED High Performance com uma função de vários níveis, em que as luzes de stop e as luzes de mudança de direção são controladas com três níveis de intensidade. Durante o dia é utilizado um brilho de intensidade total. Durante a noite é utilizado um nível médio, sendo ainda utilizado um nível baixo quando o veículo está parado por forma a não encandear os restantes utentes da via. Com esta função de vários níveis, o GLA oferece automaticamente o nível correto de brilho em todas as condições de luminosidade, climatéricas e ainda em todas as situações de trânsito. Este controlo das luzes é especialmente agradável para os condutores dos outros veículos quando o veículo está parado num semáforo ou em situações de congestionamento de trânsito, pois deparam-se com luzes de stop e luzes de mudança de direção que não encandeiam. 

Eficiência 
A versão diesel GLA 180d é o campeão da eficiência do seu segmento com apenas 103 g CO2 .

Coeficiente aerodinâmico cd reduzido através de várias otimizações
Com o GLA, mais um modelo da família Mercedes-Benz impressiona no que diz respeito à aerodinâmica. As boas características aerodinâmicas que contribuem decisivamente para o baixo consumo de combustível no dia-a-dia e um nível de ruído discreto e agradável a alta velocidade foram alcançadas através de várias otimizações ao nível da aerodinâmica no túnel de vento em Sindelfingen. Estas incluem um pilar A baixo, de geometria específica, bem como um posicionamento dos retrovisores exteriores aerodinamicamente otimizados. Para melhorar o fluxo de ar por debaixo da carroçaria, foi adotado um revestimento de dimensões generosas do piso principal, um revestimento adicional na secção central no eixo traseiro e ainda uma panela de escape aerodinamicamente otimizada com um difusor ligado. Um spoiler traseiro cuidadosamente desenhado, os farolins traseiros especialmente moldados e os discretos spoilers traseiros laterais também asseguram um fluxo de ar ideal na traseira. Devido às várias otimizações foi possível melhorar o coeficiente aerodinâmico (cd) de 0.29 para 0.28.

A segurança em primeiro lugar: travagem autónoma e aviso de sonolência
A segurança do veículo é a prioridade máxima na Mercedes-Benz. O GLA está equipado de série com "Assistente Ativo de Travagem": o sistema avisa o condutor se a distância para o veículo em frente não for suficiente e aplica uma travagem adequada à situação se tal for necessário. Se o sistema detetar que o condutor reage demasiado tarde, então é iniciada uma travagem autónoma por forma a evitar a colisão ou minimizar as consequências de um impacto. O GLA também está equipado de série com "ATTENTION ASSIST": o sistema deteta sinais típicos de sonolência através do comportamento da direção e avisa o condutor sobre um possível adormecimento iminente.

Maior conforto
O compartimento traseiro do GLA também foi alvo da atenção dos engenheiros no qual integraram novas funções: com o equipamento opcional exclusivo HANDS-FREE ACCESS, também exclusivo neste segmento de veículos, a tampa do compartimento de bagagens pode ser aberta e fechada com o movimento de um pé, sem utilizar as mãos ou tocar no veículo - acompanhada de um sinal de aviso. O procedimento pode ser realizado em qualquer momento e também pode ser interrompido imediatamente por um potencial obstáculo. Em conjunto com o pack conforto de arrumação, o piso do compartimento de bagagens pode ser trancado - o trinco está integrado na pega e é operado com uma chave.


O novo Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC
A Mercedes-AMG deu continuidade à sua linha de modelos e aperfeiçoou o GLA 45 4MATIC a nível visual e tecnológico. Com medidas inteligentes ao nível da aerodinâmica, como o novo desenho do para-choques dianteiro e o spoiler no tejadilho, foi possível simultaneamente aumentar a dinâmica e a estabilidade de condução e reduzir a resistência aerodinâmica. Apesar da configuração desportiva resultar numa maior força aerodinâmica vertical, o coeficiente aerodinâmico (cd) de 0.33 é inferior ao do modelo antecessor.

A característica distintiva do novo Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC corresponde à secção dianteira mais pronunciada. O para-choques dianteiro recebeu uma forma ainda mais dinâmica, novas grelhas de entrada de ar, um difusor dianteiro com acabamento prateado e ainda aplicações em preto brilhante. Estas entradas de ar direcionam o fluxo de ar de arrefecimento para os radiadores do veículo de forma ainda mais efetiva. No modelo antecessor, algum equipamento que estava disponível opcionalmente, como os faróis LED High Performance, é agora disponibilizado de série. A dupla lamela na grelha do radiador AMG Twin Blade é agora revestida em cromado prateado tal como os frisos nas proteções das embaladeiras. Como opção, estão disponíveis jantes de liga leve multi-raios de 20 polegadas bicolores: preto mate com aro em acabamento de alto brilho ou em cinza titânio com acabamento de alto brilho.

Algumas características atrativas na traseira incluem o novo difusor no para-choques traseiro, o revestimento prateado e o novo spoiler no tejadilho, que melhora a capacidade de condução dinâmica do novo GLA 45 4MATIC.

Interior requintado com apontamentos exclusivos
O interior também foi alvo de uma cuidada renovação. O tablier é revestido de série com pele sintética ARTICO e recebeu apontamentos exclusivos com pespontos contrastantes em vermelho, que lhe confere uma imagem ainda mais desportiva. 

Outra característica de destaque é o acabamento de dimensões generosas, com uma superfície em preto brilhante em combinação com apontamentos mate e inscrição AMG. Está disponível em preto/vermelho (de série) ou em preto/prata (em conjunto com o pack Exclusive). A chave do veículo e a alavanca E-Select possuem agora a insígnia AMG de série.

O painel de instrumentos recebeu um novo design e a escala do velocímetro está dividida em secções de 30 km/h. Novos ponteiros com centro em preto e a moldura cromada em torno do indicador de mudança selecionada também asseguram uma experiência única no cockpit.

Opções adicionais de conforto e desportividade
Os novos itens de equipamento disponíveis opcionalmente incluem o sistema de acesso mãos-livres ao veículo Handsfree Access e a câmara de 360 graus: com o auxílio de quatro câmaras ligadas em rede, este sistema facilita o estacionamento e as manobras do veículo com uma vista realista a toda a volta. O veículo e a sua zona circundante podem ser visualizados no ecrã multimédia através da vista panorâmica, assim como os obstáculos abaixo da linha dos vidros.

Em conjunto com o pack AMG DYNAMIC PLUS (opcional) está disponível o bloqueio do diferencial do eixo dianteiro. Este pack também inclui a suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL, o volante performance e o programa adicional de condução "RACE".

Motor sobrealimentado de 2.0 litros extremamente ágil
Com uma potência máxima de 280 kW (381 CV) e um binário máximo de 475 Nm, o Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC é um dos modelos mais potentes do seu segmento. O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.4 segundos. O motor turbo extremamente ágil de 2.0 litros e quatro cilindros combina as suas prestações emocionantes e a sua eficiência irrepreensível com outra característica de destaque: a relação potência por litro de cilindrada igual a 141 kW (191 CV) marca um novo registo para um motor de quatro cilindros de produção em série – coloca o motor AMG ao nível dos motores dos veículos super desportivos. 

Um dos componentes tecnologicamente avançados do motor turbo de quatro cilindros consiste na injeção direta de gasolina de spray orientado. Os injetores piezoelétricos localizados centralmente nas quatro câmaras de combustão injetam o combustível a uma pressão de até 200 bar. A combinação da injeção de combustível multi ponto com a ignição multi faísca permite melhorar a economia de combustível e aumentar significativamente a eficiência termodinâmica, resultando em baixos níveis de emissões de gases. O turbocompressor twin-scroll e a máxima libertação do sistema de escape permitem obter uma maior pressão do ar de sobrealimentação e, desta forma, garantir uma resposta mais rápida do motor às solicitações no pedal do acelerador.

Na estrada, o motor AMG sobrealimentado de quatro cilindros e 2.0 litros entusiasma com a sua resposta extremamente rápida às solicitações no acelerador, com o seu elevado binário, enorme flexibilidade e um som emotivo. O sistema de escape está equipado de série com uma borboleta de escape controlada automaticamente. A intensidade do som do motor varia em função do modo de condução AMG DYNAMIC SELECT atualmente ativo. 

Com o sistema de escape opcional AMG performance, o som do motor é ainda mais desportivo através da sua estrutura modificada que desta forma intensifica uma experiência sonora inigualável. Pode ser regulado através da seleção do programa de condução ou através de um botão. No interior, o som impressionante pode ser sentido ainda mais intensamente com o simples premir de um botão que resulta numa maior transmissão do som do motor. 

Relações de transmissão mais curtas: a caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT DCT
A transferência ágil e dinâmica da potência do motor é garantida pela caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT DCT. Graças às relações de transmissão mais curtas implementadas desde a terceira até à sétima mudança, o condutor sente uma aceleração ainda mais emotiva em toda a gama de velocidade. Além da rápida resposta e das passagens de caixa instantâneas, as relações de transmissão mais curtas permitem melhores transições durante as passagens para mudanças superiores. 

Melhor tração, de série: sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC
Para uma tração ideal, mesmo em pisos de estrada com más condições de aderência, o sistema de tração integral de série AMG performance 4MATIC transfere a força de tração a todas as rodas. O binário é distribuído continuamente de forma variável aos eixos dianteiro e traseiro. Esta configuração resulta numa relação ideal entre dinamismo, eficiência e tração para corresponder à situação de condução. No caso de perda de tração das rodas dianteiras, uma embraiagem multidisco integrada no diferencial do eixo traseiro com controlo específico da AMG transfere instantaneamente o binário do motor às rodas traseiras. O binário distribuído pelos eixos varia desde a transmissão total ao eixo dianteiro à proporção de 50 : 50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Com um consumo de combustível de 7.4 l/100 km (NEDC ciclo combinado), a Mercedes-AMG reforça, ao mesmo tempo, o seu papel de pioneira no que à eficiência diz respeito. 

A Yellow Night Edition celebra o sucesso dos modelos compactos AMG
Com os modelos A 45 4MATIC, CLA 45 4MATIC, CLA 45 4MATIC Shooting Brake e GLA 45 4MATIC, a Mercedes-AMG alcançou novos segmentos de clientes e impulsionou o sucesso da Marca nos veículos desportivos. A empresa de Affalterbach celebra agora os seus modelos mais vendidos com a edição exclusiva Yellow Night Edition, que está disponível para todos os quatro modelos compactos e inclui um vasto conjunto de equipamento particularmente desportivo.

Os modelos especiais são exclusivamente pintados em preto Night ou preto Cosmos e combinam secções exclusivas de cinza grafite mate e amarelo, sendo imediatamente distinguidos das séries normais. A imagem exclusiva é salientada pelas jantes de liga leve em preto mate com aro em amarelo e ainda a lamela dupla AMG da grelha do radiador pintada de preto. O para-choques dianteiro, os retrovisores exteriores, os frisos nas saias laterais, o difusor traseiro e o spoiler traseiro (nos modelos A 45 4MATIC e GLA 45 4MATIC) são caracterizados por apontamentos de cor amarelo.

O carácter especial é ainda destacado pelas listas desportivas AMG em cinza grafite mate no capot, tejadilho, tampa do compartimento de bagagens e nos painéis laterais do veículo.

Interior de elevada qualidade com apontamentos em amarelo
O interior também é caracterizado por vários apontamentos de cor amarelo. Os bancos AMG performance em pele sintética ARTICO/microfibra DINAMICA também incluem acabamentos em amarelo, tal como o volante desportivo AMG performance em DINAMICA, os bancos traseiro, o tablier e os apoios de braços. Destacam-se ainda os painéis de proteção das embaladeiras em cinza grafite com um logótipo AMG amarelo, os tapetes com rebordo amarelo, o logótipo AMG e ainda os aros das saídas de ventilação também em amarelo. 

O vasto equipamento de série da edição Yellow Night Edition inclui o pack Aerodinâmico AMG, o pack Night AMG, o pack visibilidade, os bancos AMG performance elétricos e com função memória, o volante AMG performance revestido em microfibra DINAMICA de cor preto com uma marca amarela em pele nappa localizada na posição das 12 horas, acabamento prateado no volante com insígnia "AMG Edition" e pespontos contrastantes a amarelo. Opcionalmente, o cliente também poderá encomendar o pack AMG DYNAMIC PLUS ou complementar a Yellow Night Edition com outros equipamentos adicionais.