Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
São Jorge
Jorge (Nuno Lopes) é um pugilista desempregado que tenta a todo o custo encontrar formas de garantir o sustento de Susana e Nelson (Mariana Nunes e David Semedo, respectivamente), a mulher e filho. Quando ela, emigrante brasileira, decide fugir da crise financeira que se instalou em Portugal e regressar ao seu país, Jorge fica sem saber o que fazer. Como último recurso, aceita um trabalho numa empresa de cobrança de dívidas. Usando o seu corpo treinado para a luta corpo a corpo, passa a intimidar pessoas que, tal como ele, se encontram numa situação desesperada. De um momento para o outro, vê-se a atravessar a fronteira da moralidade e a entrar num mundo de criminalidade gerada pela pobreza e pela falta de alternativas...
Terceira longa-metragem de Marco Martins – depois de "Alice" (2005), também protagonizada por Nuno Lopes, e de "Como Desenhar Um Círculo Perfeito" (2009) –, um filme dramático sobre os anos de intervenção da "troika" em Portugal, cuja acção se desenrola nos bairros da Bela Vista (Setúbal) e Jamaica (Seixal). O actor Nuno Lopes recebeu o Prémio Orizzonti para Melhor Actor no Festival de Veneza pela sua interpretação.
Antes de Vos Deixar
Para além de jovem, bonita e muito popular, Samantha Kingston tem também a arrogância de quem se julga superior. Mas a sua vida perfeita tem um fim abrupto a 12 de Fevereiro, o dia em que, após um violento acidente de automóvel, ela morre. Antes que isso se torne definitivo, ela vê-se enredada num estranho encantamento: logo após o embate, volta a acordar na manhã desse mesmo dia, revivendo cada pequeno acontecimento ou gesto até poucos segundos antes da repetição do acidente. Desesperada por se encontrar aprisionada naquele dia maldito, Samantha percebe que se está a transformar a cada manhã. Ao mudar a forma como vê o mundo e as pessoas à sua volta, torna-se capaz de valorizar o que é realmente importante. Só que, ao que parece, essa aprendizagem chegou demasiado tarde...
Com realização de Ry Russo-Young ("Orphans", "Ao Som de Um Outro Amor") e argumento de Maria Maggenti, um filme dramático que adapta o "best-seller" homónimo de Lauren Oliver.
Kong: A Ilha da Caveira
Em 1971, um grupo de exploradores, mercenários e soldados reúne-se para encontrar a Ilha da Caveira, um lugar mítico e inexplorado situado no Oceano Pacífico, onde supostamente vivem criaturas pré-históricas extintas há milhões de anos. Quando chegam ao destino, deparam-se com uma luta territorial que envolve um enorme gorila chamado King Kong e os "skullcrawlers", várias espécies de monstros caracterizados pela sua extrema agressividade e capacidade de adaptação. Aquela estadia depressa se transforma num verdadeiro teste às capacidades de sobrevivência de cada um…
Realizado por Jordan Vogt-Roberts, segundo um argumento de Dan Gilroy e Max Borenstein, um filme de acção e aventura para o público mais jovem. No elenco, de luxo, participam Tom Hiddleston, Samuel L. Jackson, John Goodman, Brie Larson, Jing Tian, Toby Kebbell, John Ortiz, Corey Hawkins, Jason Mitchell, Shea Whigham, Thomas Mann, Terry Notary e John C. Reilly.