Páginas

terça-feira, 11 de abril de 2017

52.º Festival de Sintra leva sonoridades ecléticas a vários espaços do concelho


O Festival de Sintra, organizado pela Câmara Municipal de Sintra com o apoio da Parques de Sintra, e com direção artística de Adriano Jordão, regressa à vila mais romântica de Portugal naquela que é a sua 52.ª edição. São cerca de 30 concertos em locais emblemáticos de Sintra, assim como no espaço público, para ver e ouvir de 5 a 27 de Maio.

Os pianistas Olga Prats, Wim Mertens, Lígia Moreno e Mário Laginha, o acordeonista Richard Galliano e o quarteto de cordas Hugo Wolf Quartet são alguns dos nomes que trazem sonoridades ecléticas a este Festival.
No dia 5 de Maio, o 52.º Festival de Sintra inaugura com uma homenagem a Olga Prats. No Centro Cultural Olga Cadaval, esta referência incontornável da música em Portugal vai partilhar o palco com convidados como António Victorino de Almeida, Artur Pizarro, Alejandro Erlich-Oliva, entre outros.

O compositor, contratenor, pianista, guitarrista e musicólogo Wim Mertens estará a solo no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 6 de Maio, com um concerto que tem recebido o aplauso unânime das mais importantes plateias mundiais. 
No domingo, 7 de Maio, a pianista de primeira linha brasileira, Lígia Moreno, vem da cidade irmã de Sintra, com quem é geminada: Petrópolis. Distinguida com mais de 20 prémios, Lígia Moreno é um valor seguro da escola sul-americana de piano e apresenta-se na Quinta da Piedade.

Já na semana seguinte, dois grandes nomes da interpretação e da pedagogia chegam da Rússia. Vladimir Viardo, a 12 de Maio, no Palácio Nacional de Queluz, e Anna Malikova, a 13 de Maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, apresentam um programa enquadrado na tradição dos grandes recitais de Sintra.

Mário Laginha junta-se às Orquestras Escolares de Sintra para partilhar a sua visão da música portuguesa. Um concerto a não perder, no Centro Cultural Olga Cadaval, no sábado, 13 de Maio.
A jovem virtuosa Kristina Miller-Koeckert traz à Quinta da Piedade, no dia 14 de Maio, obras de Tchaikovsky, Rachmaninov, Chopin, Liszt e George Cziffra.

O Palácio Nacional de Sintra recebe no dia 19 de Maio, o agrupamento Amarcord Wien, que trilha novos caminhos, a partir do mais puro classicismo vienense.

Também proveniente de Áustria, o pianista Gottlieb Wallisch vai transformar a Quinta da Piedade, no sábado, 20 de Maio, num grande salão vienense.

Com uma vontade apaixonada de se expressar e uma curiosidade artística infinita, o Hugo Wolf Quartet apresenta-se, no dia 21 de Maio, no Palácio Nacional de Sintra, com um programa bem representativo da escola vienense.
Entrando por um mundo menos convencional, o acordeonista Richard Galliano está de regresso a Portugal, desta vez acompanhado por um trio de músicos de jazz. No dia 26 de maio, no Palácio Nacional de Queluz, será possível ver e ouvir este mestre absoluto.

No dia 27 de Maio, no Terreiro do Palácio Nacional de Queluz, o Concerto Promenade, de entrada livre, junta a Banda Sinfónica do Exército, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, a soprano Carla Simões, o barítono Diogo Oliveira e o tenor Pedro Rodrigues.

O programa do 52.º Festival de Sintra não fica completo sem os “Sons da Rua”, nos dias 20 e 21 de Maio. O Festival vai andar por ruas, praças e jardins do município, com vários concertos, democratizando o acesso aos mais variados públicos.