Páginas

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Alexandre Herculano e Mary Higgins Clark pela 11x17


Chegaram às livrarias portuguesas as edições de bolso «História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – tomo II», de Alexandre Herculano, e «O Azul dos Teus Olhos», de Mary Higgins Clark, pela 11x17.

«História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – tomo II», de Alexandre Herculano

Neste segundo tomo da História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal, Alexandre Herculano prossegue a sua análise das negociações entre a corte portuguesa de D. João III e o papado de Roma com vista à instituição dos tribunais do Santo Ofício em Portugal, descrevendo-nos os jogos de poder e as manobras políticas nem sempre muito claras e transparentes levadas a cabo quer pelos agentes diplomáticos de Roma, quer pelos do rei. Uma importante análise que trata do aparecimento do sistema inquisitorial, na Europa e entre nós, acompanha a situação dos judeus em Portugal e observa as relações que se estabelecem entre a Inquisição e o poder político, especialmente durante os séculos XV e XVI, nomeadamente durante o reinado de D. João III.


«O Azul dos Teus Olhos», de Mary Higgins Clark

Quando o marido de Laurie é assassinado, o pequeno Timmy, de três anos, é o único a ver o rosto do assassino do seu pai. Passados cinco anos, aqueles olhos azuis penetrantes ainda o perseguem nos seus sonhos. Laurie é perseguida por mais do que isso: a ameaça que o assassino fez ao seu filho quando o menino fugiu: «Diz à tua mãe que a seguir é ela é a próxima, e depois és tu…» Agora Laurie tem de enfrentar novamente um homicídio, desta feita na qualidade de produtora de um programa televisivo sobre crimes reais. A série vai abrir com o caso de Betsy Powell, por resolver há vinte e um anos. Betsy, uma socialite, foi encontrada asfixiada na sua cama na sequência da festa de finalista da sua filha e três colegas. O caso tinha sido notícia por todo o país. Laurie reabre agora o caso com a cooperação dos convidados presentes nessa noite. Mas quando os colegas começam as filmagens, torna-se evidente que cada um deles tem os seus segredos… pequenos e grandes. E há também um par de olhos azuis a observar o desenrolar dos acontecimentos.