Laëtitia ou o fim dos homens, de Ivan Jablonka, que consiste numa investigação sobre um caso policial, já se encontra nas livrarias.
Em 2011, toda a França se mobilizou para assistir ao desenrolar do caso da adolescente que tinha sido raptada, violada, morta e desmembrada. Ivan Jablonka, historiador e sociólogo, mergulha no relato desta história com uma mestria que fez de Laëtitia ou o fim dos homens o livro-sensação da rentrée literária francesa de 2016, e valeu-lhe o prémio literário Le Monde e o Médicis, tornou-o finalista do Renaudot, na categoria de ensaio, e integrou-o na lista para o Goncourt, na categoria de literatura.
O caso, que comoveu o país, foi muitas vezes usado para fins políticos – a desestruturação das famílias e o estado das zonas suburbanas francesas – e como objeto, por parte do seu assassino. Com este livro, Jablonka quis resgatar a dignidade da vítima, não ignorando porém que o assassinato, e a vida desta jovem, são também um símbolo e um retrato de um certo estado da sociedade.
O autor, avesso à “pasteurização” dos textos históricos, examina neste volume a semiologia do horror, num “ensaio” subjetivo, documentando a história num registo mais verdadeiro do que a realidade. Esta é uma obra eminentemente literária: no ritmo das frases e da narração, bem como no tom, que oscila entre o lírico e o didático. Um texto que se lê com paixão e voracidade.
Se a História se faz das palavras dos sobreviventes, Ivan Jablonka quer anular a narrativa que sobreviveu: a do assassino, reabilitando a da vítima. Aqui é Laëtitia que importa, renascendo a cada página como a heroína da sua própria história.