Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2019

2.ª edição do Festival dos Espaços dos Artistas de Lisboa


Depois de anunciada a programação da 2.ª edição do FEA, o Festival dos Espaços dos Artistas de Lisboa, que inclui 30 exposições (colectivas e individuais) de mais de 150 artistas em 28 espaços independentes, são agora divulgadas as talks e visitas guiadas que integram o programa deste festival, que se realiza de 14 a 18 de Maio na área metropolitana de Lisboa.

De forma a complementar o programa expositivo do Festival e para adensar as questões inerentes à atividade artística, à curadoria e à exibição, o Festival  organizou três talks, convidando um conjunto de especialistas. Num primeiro momento, no dia 16 de Maio, nas Carpintarias de São Lázaro, info point do Festival, haverá uma conversa sobre "Practical legal advice to make the most out of your artist practice", com João valadas Coriel (advogado) e Mauro Mattei (diretor executivo do FEA e fundador da BeAdvisors). No dia seguinte, o mesmo espaço acolhe uma conversa em torno do papel da arte contemporânea na era digital com o conselho curatorial da feira independente The Others. Por último, no dia 18,  no espaço DeBru, organizado pelo projeto Nowhere, Samantha Moreira, Yuri Firmeza, Julia Morelli, Cristiana Tejo, Paula Alzugaray vão conversar sobre "Colecionismo de arte, invenções artísticas e desejo."

O Festival programa ainda 5 visitas guiadas públicas e gratuitas, 4 delas da responsabilidade do CATL (Contemporary Art Tour Lisbon), que seleccionou vários espaços expositivos para cada visita, organizada por área geográfica. Ao Hangar - Centro de Investigação Artística, localizado na Graça, é dedicada uma visita guiada específica, orientada por Teresa Pinheiro.

No final do FEA vão ser atribuídos dois prémios: a Revista Umbigo, media partner do Festival, vai eleger dois artistas para a capa mensal online da revista; e o prémio de aquisição MMAT (Art Trust de Mauro Mattei Contemporary Art Collection) a um artista emergente selecionado por um júri composto por Mauro Mattei e Andrea Baccin e Ilaria Marotta, fundadores do CURA.

No dia 19 de Maio, o Festival organiza uma festa de encerramento, às 17h no Grupo Desportivo da Mouraria com um dj set dos Guerrilha Sound System.

O FEA  Lisboa é um festival estruturado em cinco dias, com uma programação de inaugurações e eventos divididos por zonas da cidade e é uma iniciativa fundada por artistas, e produzida pela  BeAdvisors Art Department. Todas as atividades do FEA são de entrada gratuita.