Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2019

Rota do Dragão regressa a 19 de Maio


Quinta edição dos passeios culturais conduzidos pelo historiador Joel Cleto inicia-se a 19 de Maio nas ruas da Invicta e mantém o Museu FC Porto na linha da frente da divulgação do património portista e portuense.

Joel Cleto regressa aos caminhos da história em azul e branco no dia 19 de Maio, conduzindo a primeira visita da “Rota do Dragão” de 2019 num percurso pelas ruas da cidade, iniciando fora de portas a procura e a identificação dos elementos, das figuras e dos acontecimentos do passado que ajudam a conhecer e compreender as memórias da Invicta e do FC Porto. Assente num discurso pedagógico e extremamente rico em curiosidades, este evento distingue-se pela dimensão original como apresenta o património material e imaterial portuense e portista, atingindo agora a quinta edição sem se desviar de uma linha de qualidade reconhecida na divulgação do conhecimento.

O calendário da “Rota do Dragão” de 2019 prolonga-se até Novembro e também compreende visitas à exposição permanente do Museu FC Porto, sempre com Joel Cleto a orientar e a revelar pormenores, muitas vezes, surpreendentes. Em circuito urbano ou dentro de portas, estas caminhadas pelo passado buscam, precisamente, a revelação de novos factos e detalhes que revelam não só a diversidade das ligações entre o FC Porto e o Porto, como mergulham na profundeza das memórias da cidade, partindo da simbologia do dragão para cruzar séculos de história, mesmo para lá dos 125 anos de existência do clube.

A presença do dragão no emblema do FC Porto, e, inicialmente, nas armas da cidade, é indissociável de um dos momentos mais marcantes da história contemporânea do nosso país, que foi o Cerco do Porto, só eliminado do brasão da cidade pela reforma heráldica de Salazar, em 1940. São estas marcas indeléveis nas fachadas, nos gradeamentos, no topo de edifícios, em estátuas, troféus, equipamentos e outros suportes que encerram património do clube e da cidade e que se mostram, desde 2014, na experiência cultural da “Rota do Dragão”.

Nota: evento sujeito a compra antecipada e a inscrição prévia, assim como a lotação máxima; Visita na Cidade: não são vendidos bilhetes no local; as visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão.