Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Costa Cruzeiros apresenta Costa Toscana,



A Costa Cruzeiros, companhia italiana pertencente à Carnival Corportation & plc, a maior companhia de lazer da indústria turística e operador de cruzeiros do mundo, apresentou ontem o seu novo barco, o Costa Toscana, no estaleiro finlandês Meyer, em Turku.

O Costa Toscana é o segundo dos dois novos navios irmãos da Costa Cruzeiros, que serão movidos, tanto no mar quanto no porto, pelo gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O primeiro, Costa Smeralda, está em Turku na fase de conclusão dos últimos detalhes do interior, antes de entrar em serviço em Outubro deste ano. O navio apresentado ontem deverá ser entregue em 2021.

A introdução do GNL é uma tecnologia inovadora que minimiza o impacto ambiental. A sua utilização resultará numa melhoria da qualidade do ar graças à eliminação das emissões de dióxido de enxofre (emissões nulas) e de partículas (redução de 95/100%), tanto no mar como no porto. Além disso, reduzirá a emissão de óxidos de nitrogénio em 85% e até 20% de dióxido de carbono. O gás será armazenado em tanques especiais a bordo e será usado para gerar a energia necessária para os serviços de navegação e navios, devido aos motores híbridos de combustível duplo. O Costa Smeralda e Costa Toscana são parte integrante do plano estratégico de redução da pegada de carbono, definido pela Carnival Corporation e totalmente implementado pela Costa Cruzeiros. Com efeito, as medidas adoptadas no âmbito de um plano de investimento específico permitiram que a Carnival Corporation reduzisse a pegada de carbono das suas operações em 27,6% já em 2018, cumprindo, três anos antes do previsto, o seu objectivo de redução de 25%.

Com um volume de 180 mil toneladas brutas e mais de 2600 quartos em cada navio, o Costa Toscana e o Costa Smeralda fazem parte do plano de expansão da frota do Grupo Costa (que inclui as marcas Costa Cruzeiros e AIDA Cruzeiros). O plano contempla a introdução de sete novos navios que deverão entrar em serviço em 2023 e um investimento superior a 6 mil milhões de euros. O primeiro navio entregue foi o AIDAnova, em Dezembro do ano passado, seguido do Costa Venezia no final de Fevereiro de 2019.