Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Como aturar pessoas descompensadas

Olá e bem vindos a mais este artigo.

Primeiro e o mais importante, não precisas de aturar pessoas descompensadas. Este é o primeiro facto que quero que assumas desde já, para que tudo o que vais ler de seguida faça sentido e aceites como prioridade. 

Pessoas descompensadas vão sempre existir e o segundo facto que é importante teres consciência é que tu também vais estar descompensado(a) em alguns momentos e perante algumas situações que vão acontecer na tua vida. Isto acontece porque existiu o acréscimo de intensidade na tua vida, que estás a ficar desconfortável e sem saber como lidar com o que estás a criar emocional e energeticamente. 

O terceiro facto é que a descompensação é necessária para que cresças e expandas quem és, através da necessidade de aprenderes novas técnicas, ferramentas e com isso, adoptares uma nova matriz, método e forma de interpretar a vida no seu todo.

Como é possível confirmar através dos 3 factos, vai ser impossível evitar por completo a presença deste tipo de pessoas, sendo por isso prioritário aprender o sistema de prevenir a sua influência sobre o que pensa de si mesmo(a) e manter a clarividência no que é verdadeiramente importante: a sua soberania emocional. A melhor forma é a prevenção e a preparação para a chegada destes momentos, conseguindo desta forma a sabedoria e o conhecimento de intervencionar sempre que necessário, a força de tomar decisões de gestão de conflictos e de tempo, a visão das verdadeiras prioridades em que alicerça a sua vida. Esta capacidade de manter o foco, independentemente do tipo de pessoas/emoções que estão ao seu redor ou próximas de si, vai potenciar a sua auto-estima, segurança e confiança, no fortalecimento da sua capacidade de liderança.

A vida é um fluxo que flutua, entre momentos de aparente perca e ganho, sendo que vai ser a forma como interpreta cada momento, a ligação para o que está a criar a nível emocional e a vibração com que inicia o próximo momento. Saber que existem pessoas vampíricas e que pelo alto nível de insatisfação para consigo mesmas, vão chegar até si no objectivo de lhe “sugar” energia vital, quebrar ou mesmo destruir. Neste ponto sublinho que em grande parte das situações, este tipo de pessoas vivem na frustração e por isso adoptam comportamentos destrutivos como tentativa de se sentirem um pouco melhor. Também é importante que saiba que pessoas frustradas vivem numa bolha de instabilidade e que procuram o oposto como forma de aliviarem a dor e ao não receber o que procuram, partem de imediato na procura de outra “vitima”. É importante que tenha este ponto em mente pelo facto de que muitas pessoas necessitam de sentirem que aceites, na necessidade de agradar todas as pessoas, por precisarem de validação externa do seu valor, razão que leva a muitas pessoas a sentirem que têm que “aturar pessoas descompensadas”, que lhes roubam a energia e que mesmo assim, obrigam-se a manter-se lá.

Um dos métodos mais poderoso é a utilização da força mental. Para que seja activa a auto-estima, confiança e amor próprio precisam de estar equilibrados e conscientes, para que na presença da descompensação sintam a força para manter a distância, sem serem influenciadas pelo negativismo e destruição. Sei que para muitos é um dos maiores desafios, porque não querem ferir os sentimentos de outros e por isso são elas que sofrem as consequências de uma experiência que nada tem de enriquecedor, construtivo ou produtivo. 

Caso se reveja nas palavras que leu, é importante que saiba que a solução é mais simples do aparenta, sendo que o desafio vem da complexidade que a mente transforma algo simples em uma coisa impensável. Os valores em que assenta as suas prioridades vão ser testados pelo facto de que a sua capacidade de resposta vai estar associada ao que entende enquanto prioridade, valor e resultado. 
O primeiro passo é investir no aumento do seu auto-conhecimento, na analise da qualidade do seu “peer group” (círculo íntimo de pessoas) e a sua satisfação em relação aos resultados que tem obtido até este momento. 

  • Nivel de Auto-conhecimento
  • Qualidade do Peer group
  • Qualidade dos resultados obtidos


Estes três pontos formam um triângulo que deve estar em sintonia e ao fazer este simples exercício de auto-análise identificar um desequilíbrio, sugiro e peço que considere que inicie agora o processo de melhoria para que rectifique e implemente o conjunto de melhorias necessárias para que aumente o seu nível de liderança para o que pretende que seja a sua vida. 

Eu sei que tem sonhos, desejos, objectivos e metas, significando que tem uma estratégia para os alcançar em pleno, sendo por isso de extrema importância conseguir aproveitar o seu tempo para o desenvolvimento e expansão do seu potencial e talento. O desperdício de tempo é sinal que desvaloriza (muitas vezes de forma inconsciente) o seu próprio plano de vida, na tentativa de agradar outros que com o tempo podem vir a demonstrar que são “má influência”, foco de instabilidade e distração para o que é mesmo importante/prioritário.

Recorde que tem 86.400 segundos por dia, para conseguir implementar o que é necessário para que alcance o nível elevado de performance, de eficácia e de felicidade. Esta variável, os 86.400 segundos, vai ser a base do que consegue diariamente e com isso o que vai alcançar na sua vida. A decisão de como os aproveita e orienta deve ser a sua primeira prioridade, articulando o tempo útil entre momentos activos e inactivos, sub-dividos nas categorias existentes no quotidiano (pessoal, família, amor, profissão, desenvolvimento pessoal, hobbies). Uma forma que auxilia a criação da agenda diária, semanal e mensal é a criação de objectivos que sejam realistas e acessíveis, como forma de reforço do compromisso para o que é importante: o seu bem-estar, felicidade e sucesso.

Forte abraço!

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.
Vais ter o meu compromisso, dedicação e proximidade, em todos os momentos do processo, factor que faz parte de quem sou e do modo de como trabalho, por ter a consciência da importância de sentires confiança. segurança e motivação e sentires que és respeitado(a) como pessoa.