Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O Essencial da Medicina


O Essencial da Medicina é o primeiro de três volumes da coleção O Essencial, também constituída pelos títulos O Essencial da História do Mundo e O Essencial da Ciência. Esta nova coleção oferece um panorama completo, cativante e rigoroso sobre estas matérias. Um manancial de informação concisa e acessível, contendo os saberes essenciais – o que temos mesmo de saber, e não só – sobre o tema de fundo de cada volume. Mas como o saber não ocupa lugar, a informação contida nestes volumes vai além dos saberes basilares, tornando-se também uma fonte de conhecimento para quem quiser aprofundar um pouco mais.

O volume que agora se publica, O Essencial da Medicina, percorre inúmeros aspetos desta ciência, apresentando os seus elementos essenciais, desde os primórdios até aos mais recentes avanços médicos. Nesta jornada abordam-se assuntos como: a história da medicina ocidental e oriental (revoluções médicas, invenção da cirurgia, descoberta da higiene, de medicamentos e terapias), o nosso corpo (os ossos, as células, o sangue, os órgãos), a saúde (a dor, a imunidade, a deficiência, os sentidos, o autismo), a saúde mental (a história da psiquiatria, as fobias, os sonhos, o stresse), a sexualidade e a reprodução (as hormonas, as doenças sexualmente transmissíveis, a contraceção, a gravidez), os medicamentos, o ambiente, a alimentação e a saúde (os nutrientes, os conservantes alimentares, os aditivos, os micróbios, os hábitos, os vícios), os avanços tecnológicos, as novas abordagens e os novos tratamentos (a radioatividade, as neurociências, as medicinas alternativas, as novas patologias). No final deste livro encontra-se um glossário de termos médicos e um índice para auxiliar a navegação.

Cada livro da coleção é organizado em mais de 100 capítulos temáticos, ilustrados com mais de 500 imagens, e desenvolvidos em subtemas sob a forma de pequenos blocos de texto sucintos e informativos, com a reconhecida qualidade das edições Larousse. O modo de leitura é livre, podendo optar-se por ler sequencialmente, do princípio ao fim, ou por ler capítulos ou blocos de texto isolados, ao sabor da curiosidade de cada leitor.