Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Estreias de cinema de 5 de Novembro de 2020

 

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Donzela Guerreira

A donzela guerreira, personagem criada a partir do universo literário de Maria Judite de Carvalho (1921-1998) e Irene Lisboa (1892-1958), é aqui representada pela figura de Emília Monforte. Com ela, o espectador vai deambulando pela cidade de Lisboa durante os finais da década de 1950, onde, através de uma série de imagens de arquivo, conhece mulheres de todas as idades, classes e credos, nas ruas ou na intimidade das suas casas.
Com argumento de Rita Palma e realização de Marta Pessoa ("O Medo à Espreita", "Quem Vai à Guerra", "Lisboa Domiciliária"), conta com Anabela Brígida, Dina Félix da Costa e Joana Bárcia.




A Linha do Horizonte

Sara e Jackson encontram-se num avião monomotor em direcção a uma ilha tropical, onde um casal de amigos irá celebrar em breve o seu casamento. A viagem prometia ser breve e a visão assombrosa. Mas o piloto sofre um ataque cardíaco em pleno voo, que lhe causa a morte imediata, e a situação transforma-se num pesadelo. Sem saberem como pilotar a aeronave, eles tentam manter-se no ar, seguindo as instruções do controlador de tráfego aéreo que conseguem contactar. Quando parecem ter conseguido algum domínio sobre as circunstâncias, apercebem-se da aproximação de uma grande tempestade.
Com argumento de Josh Campbell e Matthew Stuecken ("Call Girl", "Gentlemen"), um filme de suspense realizado pelo sueco Mikael Marcimain e interpretado por Alexander Dreymon, Keith David e Allison Williams.




Viagem à Grécia

Dez anos depois de terem iniciado a sua viagem gastronómica por Inglaterra, Steve e Rob dão início a um novo itinerário. Durante seis dias, os dois amigos fazem um trajecto de carro, partindo das ruínas da Tróia antiga (actual Turquia) até ao destino final: Grécia. Enquanto isso, vão discursando sobre a tragédia e a comédia, a astronomia e a biologia, mitologia, democracia, filosofia e o sentido da existência. 
Com assinatura do inglês Michael Winterbottom ("24 Hour Party People", "Um Coração Poderoso", "O Império do Amor"), um "road movie" gastronómico que, tal como a "A Viagem a Itália" (2014) e "A Viagem a Espanha" (2017), continua as aventuras que a dupla de actores e comediantes Steve Coogan e Rob Brydon iniciou em 2010, na aclamada série da BBC "A Viagem", também da autoria de Winterbottom.