Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

O novo livro de Gabriela Oliveira vai fazer as delícias dos mais gulosos… sem peso na consciência



Existem vários mitos criados à volta da dieta vegetariana, e um é o de que não pode haver vegetarianos gulosos, pois não há sobremesas vegetarianas. A verdade é que há cada vez mais adeptos desta dieta, cuja comida nunca foi tão apetitosa, bonita, deliciosa e variada como agora. O novo livro de Gabriela Oliveira, que a Arteplural publica, vem provar que os vegetarianos podem e devem manter-se gulosos sem ficar com peso na consciência.

Doces e sobremesas fáceis de preparar, com ingredientes saudáveis e vegan, com baixo teor de gorduras e pouco açúcar – parece uma missão impossível para muitos, mas não para a autora de cozinha vegetariana de maior sucesso em Portugal. No livro Cozinha Vegetariana – Doces e Sobremesas, Gabriela Oliveira apresenta algumas das suas mais saborosas receitas de bolos, pastéis, muffins, tartes, mousses, cheesecakes, gelados, brownies e muito mais! São mais de 100 receitas, 40 completamente inéditas, todas aptas a um regime 100% vegetal ou vegan, para lhe deixar um gostinho especial no final de uma bela refeição saudável.

«A pastelaria vegan desafia as premissas da pastelaria tradicional e convencional, ao mostrar que é possível preparar bolos e sobremesas tão variados sem usar ovos, manteigas, leite ou até açúcares refinados. Um dos aspetos que mais me cativa – além do uso criativo de ingredientes comuns e da procura de novas soluções – é a simplicidade e a rapidez de preparação.»

A gastronomia vegetariana é fascinante, pela sua simplicidade e diversidade, e, sobretudo, por desconstruir muitos mitos e preconceitos em trono da alimentação, apresentando alternativas válidas para uma vida mais saudável, compassiva e ecológica. Este livro de doces e sobremesas vegan é o impulso que precisava para mudar a sua alimentação ou para mostrar aos seus amigos mais céticos que, sim, é possível ser-se vegetariano e guloso sem ter de se privar de nada. «Podemos dizer que a pastelaria 100% vegetal é inovadora, inclusiva e abrangente, mais saudável, ética e ecológica. Como pode caber tanto numa simples e deliciosa fatia de bolo?!»