Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Inclusão, diversidade e identidade em «A Melhor Forma»


Este é o Triângulo. O Triângulo adorava girar com os círculos. Mas, por vezes, sentia-se diferente. Os círculos nunca se queixavam quando o Triângulo os espicaçava sem querer, mas o Triângulo ficava constrangido. Ele achava que só estava a atrapalhar… por isso, foi à procura de onde pudesse estar entre iguais.

Assim começa uma viagem de descoberta que levará o Triângulo a conhecer as diferenças e aceitação, bem como a compreender que o todo é muito mais do que a soma das partes.

Este Triângulo que está à procura do seu lugar pode ser qualquer pessoa no mundo: uma criança, um adolescente, um adulto. Pode ter nascido em qualquer país e ser de qualquer género, raça ou religião. O Triângulo inicia uma viagem de descoberta de si e dos que o rodeiam, procurando alguém com quem se assemelhe e com quem tenha algo em comum.

A aventura leva-o a conhecer círculos, quadrados e hexágonos que rapidamente lhe provam que não é preciso estarmos apenas com quem é igual a nós para sermos felizes. Assente nos conceitos de identidade, aceitação e sentido de pertença, A Melhor Forma encontra a forma ideal de transmitir ideias positivas sobre inclusão e diversidade.

Com um estilo gráfico elegante e afetuoso, o novo livro de Naomi Jones e James Jones criará empatia imediata. As crianças vão adorar os diferentes padrões e desenhos, enquanto aprendem que a singularidade não é um problema e que, quanto maior a variedade, melhor.

Sobre os Autores

Naomi e James são um casal de artistas ingleses (ela escreve e ele desenha) que se inspiraram nos seus dois filhos para responder ao convite da Oxford University Press para este projeto. James Jones é um artista inglês premiado, com obra publicada em vários países.