Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

The Show Must Go On na Culturgest

Vinte anos depois da estreia mundial e em Portugal, The Show Must Go On, de Jérôme Bel, regressa ao nosso país, numa versão remontada com um elenco residente em Portugal, de 21 a 24 de janeiro, no Grande Auditório da Culturgest, seguindo para o Teatro Viriato, em Viseu, a 29 de janeiro, e Teatro Municipal do Porto, nos dias 12 e 13 de fevereiro.

No momento da sua estreia, em janeiro de 2001, The Show Must Go On gerou polémica na audiência do Théâtre de la Ville, em Paris, dividindo opositores ferozes e fãs entusiastas. Passado algum tempo passou a ser considerado um dos espetáculos mais bem-sucedidos da história da dança contemporânea, tendo sido apresentado em mais de 100 cidades em todo o mundo e galardoado com o conceituado Bessie Award em Nova Iorque.

Com simplicidade e um humor contagiante, Jérôme Bel disseca os mecanismos do espetáculo, colocando em palco vinte intérpretes, dezanove canções e um DJ, que vai passando hits das últimas décadas. 

Brincando com as convenções da dança e apostando num registo minimalista, Bel coloca o seu show radicalmente nas mãos da audiência. A magia do espetáculo nasce do facto do coreógrafo nos dar o tempo e o espaço para descobrirmos beleza e interesse na mais simples das propostas cénicas.

Por razões ecológicas, Jérôme Bel e os elencos já não viajam pelo mundo, e as peças são remontadas localmente, sempre que possível. Nesta apresentação em Portugal, entre intérpretes profissionais e amadores, The Show Must Go On conta com a participação de André Araújo, Bárbara Faustino, Carlos Deusodeu, Celise Manuel, Diego Bagagal, Dori Nigro, João dos Santos Martins, Juelce Beija Flor, Karen Sampaio, Marta Jardim, Nelson Gomes, Patrícia Sarmento, Sara Marques, Sara Venâncio, Sérgio Nogueira, Sofia Beça, Teresa Chaves, Thamiris Carvalho, Tó Maia e Zé Bernardino.

The Show Must Go On foi apresentado, no nosso país, no Porto, no Teatro Nacional São João, em dezembro de 2001 e, em Lisboa, no festival Danças na Cidade (atual Alkantara), em julho de 2002.

Os bilhetes para o espetáculo custam entre 5€ e 16€ e estão à venda nas bilheteiras da Culturgest (de terça a domingo, das 13:00 às 18:00), online e na rede TicketLine.