Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Bailado 'Não Canteis a Valsa' em Castelo Branco


'Não Canteis a Valsa, três cadernos em dueto' é um bailado inter-artístico, concebido para cinco bailarinos e dois pianistas, que propõe um modelo performativo híbrido onde se dissipa a fronteira entre bailado e concerto. Um diálogo vivo entre música e dança que tem como ponto de origem as Melodias Rústicas Portuguesas de Fernando Lopes-Graça e que convoca a imagética intensa e perturbadora da artista visual Helena Almeida.

A peça contempla duas modalidades de apresentação pública: a presencial e a virtual. Para além do espectáculo presencial, o bailado terá uma versão digital que permitirá a sua apresentação pública em diversas plataformas no caso de confinamento.

Complementando o bailado integral está a ser desenvolvida, pelo realizador Miguel Munhá, uma obra de videodança, que será utilizada na vertente educativa do projeto, bem como em circulação por diversos contextos (festivais de cinema e imagem, mostras de vídeos, etc). A estreia de 'Não Canteis a Valsa' está marcada para dia 12 de março, no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, seguindo depois para Beja (maio), Bragança (setembro), Ponte de Lima e Alcobaça (ambos em datas ainda a definir).
 
Dança em Diálogos é uma companhia de bailado fundada em Janeiro de 2018 sob a Direção Artística de Solange Melo e Fernando Duarte, e que tem como objetivo principal a apresentação de espetáculos de dança em todo o território nacional, procurando responder aos desafios da arte contemporânea, e desenvolvendo uma plataforma de criação coreográfica que visa uma articulação profunda entre a dança e as diversas expressões artísticas, assim como entre as múltiplas linguagens que a compõem.
 
Um bailado inter-artístico, concebido para cinco bailarinos e dois pianistas

Solange Melo estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Chegou a Bailarina Principal da Companhia Nacional de Bailado em 2012. De 2005 a 2007, foi bailarina Solista no Ballet Nacionalda Noruega. Faz parte do seu repertório a interpretação de bailados incontornáveis do universo clássico, e também tem dançado um vasto repertório neo-clássico e contemporâneo de Balanchine,Christopher Wheeldon, Paul Lightfoot/ Sol Léon, ou Olga Roriz.
 
Fernando Duarte estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Em1995/96 foibailarino estagiário na CeDeCe Companhia de Dança Contemporânea. Ingressou na CompanhiaNacional de Bailado em 1996, onde foi Bailarino Principal. Em 2005/2007 foi Solista no Ballet Nacional da Noruega. De 2011 a 2017 foi Mestre de Bailado e Ensaiador na CNB. Foi-lhe atribuído o Prémio de Dança Anna Mascolo, em 2018, pela Mirpuri Foundation.
 
Duarte Pereira Martins é licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, Fundou o MPMP, mantendo agora o cargo de coordenador de projectos e produção. Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e estrangeiro. Lecciona actualmente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
 
Philippe Marques iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional Silva Marques. Em 2006 ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, completando o Curso de Piano com 20 valores. Lecciona actualmente no Conservatório de Música da Metropolitana, na Escola Profissional Metropolitana e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.