Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2021

21ª edição de FIAR em Palmela


Nos próximos dias 23, 24 e 25 de Julho, o FIAR/Centro de Artes de Rua, apresenta a 21º edição do FIAR. Com uma regularidade bianual, entre cada FIAR, acontece o microFIAR. 2021 é ano de microFIAR – Fiar o VAZIO.

Serão três dias de programação com teatro, performances, dança, circo contemporâneo, exposições, música, oficinas, instalações e intervenções artísticas que vão acontecer em diversos espaços da vila de Palmela. O microFIAR’21 - Fiar o VAZIO, convida todos - artistas e público - a uma ocupação dos espaços, dos afetos, das ruas e da comunidade.

Nesta edição, para além dos artistas e companhias convidados a apresentarem as suas criações, o FIAR/ Centro de Artes de Rua apresenta as suas criações em progresso, novas adaptações e co-produções.

O FIAR apoia-se na valorização do seu território e da comunidade em que vive, como palco e veículo para o enaltecimento da tradição, olhando sempre para a vanguarda. Procura nas ruas, nos locais para espetáculos convencionais e não-convencionais, que uma vila inteira seja simultaneamente acolhedora e acolhida. Primando pela acessibilidade à cultura nos diferentes vértices: sociais, económicos, ambientais e de mobilidade.

Cada FIAR é programado e artisticamente dirigido sob um conceito. Este ano, depois de reconhecer, apreender e experimentar o ‘Vazio’ que se abateu nas nossas vidas, vilas e comunidades, passámos à exploração desse mesmo espaço. Encontrámos nesse lugar uma existência que apela à transformação, construção, ação e ocupação.

Vamos FIAR o Vazio! Em Palmela, onde ‘a rua é o palco’.

As entradas são gratuitas, sendo incentivado o donativo, mediante reserva prévia, a partir de 15 de Junho.

O FIAR/Centro de Artes de Rua é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.