Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2021

O Clube do Crime das Quintas-Feiras, de Richard Osman

Richard Osman, o famoso apresentador e humorista britânico, estreia-se na escrita com um romance policial, divertido e irónico. Uma homenagem a Agatha Christie, de quem é admirador confesso, mas também aos mais idosos que, poucas vezes, são protagonistas de um livro com estas características.

Segundo o autor, a inspiração para este romance de estreia surgiu quando: «tive a sorte de visitar uma comunidade de reformados, num local muito bonito, mas relativamente isolado, com gente extraordinária e com histórias incríveis... E pensei, genuinamente, que este seria o local ideal para um crime. Mas em vez de cometer um pensei que seria melhor escrever sobre».


Sinopse

Quatro reformados com alguns truques na manga

Uma polícia com o seu primeiro grande caso nas mãos

Um assassinato brutal

Bem-vindos ao...

O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS

Num pacato bairro de residências privadas para reformados, quatro amigos improváveis reúnem-se uma

vez por semana para discutir crimes que ficaram por resolver.

Ron, um ex-ativista socialista todo tatuado; a doce Joyce, uma viúva que não é tão ingénua quanto parece; Ibrahim, um ex-psiquiatra com uma incrível habilidade analítica; e a tremenda e enigmática Elizabeth, que lidera este grupo de investigadores amadores... ou, nem por isso.

Quando um homicídio ocorre no pequeno bairro, e uma misteriosa fotografia é encontrada ao lado do cadáver, o clube vê-se envolvido no seu primeiro caso real. Embora sejam quase octogenários, os quatro amigos têm alguns truques na manga...

Será que este gangue pouco convencional, mas brilhante, irá conseguir apanhar o assassino antes que seja tarde demais? O melhor é nunca subestimar um grupo de velhotes.