Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Crónica Coaching - Nuno Reis


Bom dia e bem vindos a mais esta partilha. Hoje falamos sobre pintura… ou não.

Um pintor na antiga China, pintava com tanto cuidado e dedicação que os seus quadros pareciam ter vida. 
Para terem uma ideia, pintou um cavalo e as pessoas colocaram uma cerca em volta do quadro com medo do cavalo fugir, um outro com rosas tão realísticas que as abelhas voavam a sua volta tentando colher o pólen daquelas flores e algumas pessoas afirmavam que conseguiam sentir o delicado perfume da roseira.
Tudo que ele pintava causava esse espanto e admiração por parecer tão real.

Um dia o pintor estava em casa e chegaram os soldados do imperador. O pintor não sabia o que eles queriam e os soldados mostraram uma ordem de prisão. O mestre pintor não mostrou resistência e foi levado até o castelo de sua majestade. Chegou lá e foi colocado na frente do imperador que parecia furioso. O monarca gritava:

- A culpa é sua!

 O pintor não entendeu nada e o imperador continuou com sua raiva:

 - Meu filho cresceu nesse palácio cercado pelas suas pinturas. Tudo de grande e rara beleza. Mas quando ele saiu para ver o mundo encontrou a realidade e ficou totalmente desencantado. De tão desesperado ficou doente. 

-A culpa é sua por ter enganado meu filho. Por isso será condenado a morte.

O pintor tentou dizer que ele não tinha culpa. Que só pintava o que via e sempre procurou a beleza. Mas o monarca estava irredutível. O pintor, preocupado, sentia que não iria sair daquela situação com facilidade e teve uma ideia. Pediu ao imperador:

 - Aceito o seu castigo, majestade, pela falta terrível que causei. Mas faço um pedido final: gostaria de pintar meu último quadro. O senhor, meu imperador, permite?

 O monarca ficou curioso em ver a última obra daquele mestre pintor e permitiu. Ele faria sua última pintura depois morreria. Os soldados pegaram em telas, tintas e pincéis na casa do pintor e colocaram tudo num quarto onde o mestre das tintas ficou prisioneiro. O mestre pegou uma grande tela e colocou no cavalete. Com cuidado e delicadeza foi misturando tintas azuis e pintou um grande céu estrelado. A lua brilhava com força boiando naquele céu iluminado. Depois começou a pintar um mar calmo. Os pincéis e as tintas começaram a agitar-se e o mar foi ficando cheio de ondas grandes. O pintor trabalhava sem cessar naquele mar que ia crescendo na tela. As ondas subiam e desciam. O vento soprava. Tanto soprava que as cortinas do quarto do pintor começaram a balançar com força. A tinta azul foi sendo derramada no quadro e começou a transbordar aquela água salgada.  O quarto foi ficando cheio de água que correu pelos corredores do castelo e encheu a sala do trono e gradualmente pelo reino, inundando tudo. 
Quando o imperador se apercebeu e viu o que estava a acontecer, ordenou que os guardas destruíssem a pintura e matassem o pintor. Nesse momento o mestre das tintas foi mais rápido que os guardas, pintando um bonito barco a vela. Saltou para o barco e navegou até ao reino vizinho, onde até hoje continuando a pintar as suas pinturas incríveis.

Como podemos constatar, o impacto do desconhecimento e a necessidade de apontar o dedo, fez com que o imperador não percebesse do que simbolizavam as pinturas mágicas do nosso pintor, vendo-as como motivo da tristeza do filho, fazendo com que a magia do seu reino desaparecesse…

A reflexão que convido a ter, é tomar consciência de quantas vezes expulsou a magia da sua vida, pela razão de culpar outros pelo o estado e perfil do seu presente.

Abraço e até breve.

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
​O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.