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quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Diz-me como aprendes, dir-te-ei que profissional serás


Para aprender, reter e aplicar eficazmente novas informações no trabalho, pode ser útil compreender qual dos três estilos de aprendizagem comuns se relaciona com cada pessoa.

A forma mais eficaz de aprender terá um impacto em muitos aspetos diferentes da vida de cada indivíduo, incluindo a sua carreira. Para crescer e prosperar na carreira escolhida, irá continuamente aprender novas informações, expandir as suas competências e adquirir mais conhecimentos.

Leve tempo a considerar como prefere assimilar novas informações. Pense na última vez que aprendeu algo novo – como trabalhou para garantir a retenção da informação? Que padrões, explicações ou desenhos tornaram os conceitos compreensíveis? As respostas a estas perguntas irão ajudá-lo a descobrir quais os estilos de aprendizagem que melhor funcionam para si.

Quando compreender com que estilo de aprendizagem se identifica, pode aplicar estes métodos no trabalho e informar aqueles que possam estar interessados no seu desenvolvimento, tais como o seu gestor e colegas de equipa.  Desta forma, pode trabalhar em conjunto para aumentar as suas competências de forma eficiente. Além disso, o seu gestor pode ajudá-lo a encontrar formas de incorporar o seu estilo de aprendizagem no seu papel.

Mas atenção: os estilos de aprendizagem aos quais cada pessoa sente uma resposta mais positiva não devem condicionar e muito menos ser o único critério que se utiliza para escolher uma carreira. O ideal será a capacidade de incorporar o seu estilo de aprendizagem em qualquer carreira que queira seguir.

Independentemente do trabalho que escolher, a compreensão dos estilos de aprendizagem ajudá-lo-á a identificar as melhores formas de adquirir novas competências, crescer como profissional, adaptar-se ao seu novo ambiente e ajudar os outros a aprender e crescer também.

Conheça as três abordagens principais de estilos de aprendizagem e as profissões que melhor se encaixam em cada uma:

1. VISUAL
Os estudantes visuais (também chamados "aprendizes espaciais") processam melhor a informação quando são apresentados com imagens desenhadas num quadro branco, quadros, gráficos, diagramas, mapas ou outros gráficos. Geralmente, processam imagens antes de lerem textos impressos e podem também visualizar conceitos rapidamente.

Os alunos visuais preferem que as instruções sejam impressas em vez de serem dadas verbalmente e podem muitas vezes rabiscar ou esboçar ao conceptualizar ou tentar dar sentido a um novo tópico. Muitos aprendizes visuais lembram-se de algo melhor depois de o terem escrito ou desenhado. Tendem também a organizar visualmente ou compartimentar a informação à medida que aprendem para os ajudar a ligar conceitos e ideias.

2. AUDITIVO
Os alunos auditivos processam melhor a informação quando esta é falada em voz alta, tal como numa palestra ou numa apresentação oral: podem facilmente lembrar-se do que os outros dizem e preferem falar sobre temas que consideram complexos ou difíceis de compreender.

Preferem instruções verbais e podem utilizar a repetição, nomeadamente em voz alta, para as memorizar. Podem fazer várias perguntas para melhor compreender o tópico e podem precisar de ouvir algo repetido mais do que uma vez antes de compreenderem completamente.

Trabalham bem em grupo e apreciam as discussões de equipa. Os alunos auditivos também beneficiam frequentemente da audição de gravações como método de absorção de novos conceitos.

3. SINESTÉSICO
Os alunos sinestésicos (também chamados "alunos tácteis") processam a informação através da experiência em vez de mostrar ou contar. Este tipo de estudante prefere fazer mais coisas "práticas". Preferem tocar e sentir objetos e podem facilmente lembrar-se de coisas que fizeram, ao contrário do que ouviram ou leram.

Gostam de fazer e criar coisas usando as suas mãos, e lembram-se melhor da informação quando estão fisicamente envolvidos. Podem levantar-se, mover-se ou representar a informação para se lembrarem dela. Gostam de participar no processo, seguindo ou assistindo, e preferem praticar ou ensaiar conceitos como forma de absorver novas informações.