Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

A denúncia e o humanismo como musas


Edição simultânea, na coleção Dois Mundos, de Homenagem à Catalunha e O Caminho para Wigan Pier, duas referências na intervenção política e social de George Orwell.
 
Pioneira na publicação de Homenagem à Catalunha nos anos 70, a Livros do Brasil volta a disponibilizar no mercado português esta obra de George Orwell cujo tema principal é o combate ao totalitarismo e a defesa do socialismo democrático. Com uma nova tradução do poeta e dramaturgo Daniel Jonas, estes textos acompanham o momento em que o autor integrou as forças republicanas que lutavam na Guerra Civil Espanhola.

Em sincronia, é editado O Caminho para Wigan Pier, uma denúncia das condições de trabalho dos operários e da luta de classes, num momento em que o fascismo ameaçava a Europa. O presente volume, um dos primeiros títulos do autor, conta agora com uma nova tradução e nota prévia de José Lima. O livro reproduz, em 32 páginas, as fotografias que acompanharam a edição original da obra.

Os livros já se encontram em pré-venda e estarão disponíveis nas livrarias a 7 de outubro.

Sobre o Autor

George Orwell, pseudónimo do escritor Eric Arthur Blair, nasceu na cidade de Motihari, na então Índia britânica, a 25 de junho de 1903, tendo-se mudado para Inglaterra com a família, ainda durante a infância. Escritor e jornalista, Orwell é uma das mais influentes figuras da literatura do século XX. Defensor incondicional da liberdade humana e acérrimo opositor do totalitarismo, inscreve-se no panorama literário com as obras Dias Birmaneses (1934) e Homenagem à Catalunha (1938). Mas será, sem dúvida, com Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949), duas narrativas com uma atualidade assombrosa, que o autor alcança o reconhecimento internacional. Morreu de tuberculose, em Londres, a 21 de janeiro de 1950.